Top
3 min de leitura

Produzi esse post para os iniciantes na arte de acumular milhas. Eu tô no nível intermediário, comecei a ler, focar e a aplicar mais agora nesse segundo semestre.

Todos os anos milhares de milhas expiram, na verdade, são milhares de reais que estamos perdendo, então vamos minimizar as perdas e tentar utilizá-las da melhor forma possível, seja vendendo ou viajando, certo?
Esse primeiro post, conto como fazer para acumular milhas, todo o passo a passo do zero.
A forma mais básica de acumular milhas é via cartão de crédito pelo seu banco. A categoria do cartão que você tem vai depender de vários fatores, como renda, investimento, gastos no mês, tempo de banco também, inclusive para poder zerar a sua anuidade, que seria o ideal. A categoria é importante também, pois ela define o valor por dolar gasto, quanto melhor o cartão, mais você consegue acumular.
Vou dar o exemplo de 2 cartões que tenho, com base nas faturas de Novembro/2019, o meu visa ourocard só acumula 1 ponto por dolar, minha fatura foi R$ 399,93, acumulei somente 93 pontos. O meu visa platinum acumula 1.5 pontos por dolar gasto, minha fatura deu R$ 881,53 e eu acumulei 301 pontos.
Quando chega a fatura desse mês de Dezembro, vem o valor que foi acumulado no mês passado. Segue imagem abaixo:

Bem, entendida essa parte, agora vamos para a segunda.


Cada banco possui o seu programa de pontos. Banco do Brasil e Bradesco são Livelo, Itaú é Pontos para Você, Santander é Esfera, Caixa é Programa Pontos Caixa e etc. Então você precisa fazer o cadastro nesses programas para poder acessar seus pontos e poder transferir para onde quiser ou até utilizá-los para emitir passagens ou produtos por lá mesmo.
Feito isso, vamos para a terceira parte.

Agora você vai se cadastrar nos programas de milhagens das companhias aéreas.

A pergunta que não quer calar é: eu faço em todas?
A resposta é: Sim, eu tenho em todas as nacionais e em algumas internacionais. As internacionais são muito difíceis de acumular (quase impossível pra mim hahaha). Viajar pra fora exige muitas milhas, mas eu tenho cadastro na TAP, Emirates e Copa hahahahah, mas nunca consegui resgatar passagens nelas.
Aqui no Brasil, eu tenho das 3 porém não voo com a Azul há uns 4 anos, mas caso eu voe, eu acumulo. Latam e Gol são as principais pra mim, porém eu escolhi acumular somente na Gol.

O acúmulo na Gol, Latam ou Azul vai depender do seu perfil, a que tem os melhores voos para VOCÊ! Só você pode saber disso. A Gol pra mim, hoje, oferece os melhores voos para o destinos que eu quero, ela tem muitas parceiras no mundo todo e a busca e emissão por essas parceiras pelo site da Smiles é muito simples, então eu passei a focar nela. Se eu voar de Latam ou Azul, eu vou colocar meu cpf para acumular, mas na hora de transferir meus pontos (e do meu marido), eu vou para a Gol, sem dúvidas.
Então, o penúltimo passo agora é você se cadastrar nos programas de milhagem das companhias que quiserem. Clica aí nos links e já faz o seu cadastro! SmilesLATAM PassTudo Azul.
Fizeram o cadastro??? Agora sim, vocês podem transferir seus pontos.


Vou falar no caso do Banco do Brasil, certo? Pelo app, você acessa a aba Pontos e Vantagens, depois, transferir pontos, escolhe o programa de milhagens, coloca o valor das milhas que quer transferir, no caso da Smiles é a partir de 10.000, creio que só a Latam é 20.000 e confirma. 



DICA DA KEROL!
Se vocês quiserem saber o ranking dos melhores cartões, eu sugiro ler esses dois posts do Passageiro de Primeira e Melhores Destinos. Os posts são bem completos, diz o valor da anuidade, pontos por dolar, tem todas as infos para vocês escolherem o melhor cartão para vocês.

No próximo post, vou explicar como fazer para acumular MAIS milhas, além do banco!!
 
Espero que tenham gostado do post e que tenha ajudado!

Viajando e te contando tudo aqui no blog!

Comments:

post a comment