1 min de leitura
Hoje o Fortaleza em Foco vai falar sobre um dos maiores locais de compras regionais, o Mercado Central de Fortaleza!
O Mercado Central tem 200 anos! Mas obviamente não com essa estrutura que há hoje. O primeiro mercado foi construído em 1809, onde só vendia carnes, legumes e verduras, porém foi demolido em 1814 por estar em estado precário.
O mercado foi reinaugurado com um novo nome Cozinha do Povo. Em 1931, o comércio de comidas foi proibido, dando lugar ao artesanato. Com o passar do tempo, o local foi reformado várias vezes, em 1990 os boxes corriam sério risco de serem incendiados pela precariedade das instalações, assim um novo mercado foi planejado, muito maior e moderno, devido ao aumento do fluxo, tanto de turistas como de residentes.
Antigo Mercado Central (década de 30) – Imagem fortalezanobre.blogspot.com.br |
Em 1998 abre o Mercado Central que frequentamos hoje, são mais de 550 boxes em 5 andares. Os prodtos e serviços são variados mas todos voltados à cultura cearense, artigos em couro, rendas, bordados, rendas de bilro, bijuterias, jóias, cachaça, castanhas e restaurantes no estilo self service.
Ele é todo acessível, com rampas e elevador.
Ele é todo acessível, com rampas e elevador.
Mercado Central |
Por dentro |
Endereço
Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro
Horário de Funcionamento
Seg à Sex: 08 às 18
Sáb: 08 às 17
Dom: 08 às 12
——————
Minha percepção do Mercado é boa, porém há muito o que melhorar. Se for a pé, os camelôs invadem a calçada do mercado com diferentes produtos, ocupando até os bancos ¬¬. Se for de carro é difícil pra estacionar, não achamos vaga no Mercado, tive que estacionar na Catedral.
O Mercado em si, é bom, tá antigo já, precisando de uma reforma, por fora então, nem se fala, está precisando de um up.
Qunanto ao preço de produtos, você acha de tudo, até roupas em renda de R$ 2.. 3 mil! ✈
0