Quais notas de dólar não são mais aceitas?
Alguém aqui já passou por esse perrengue? Eu passei na Etiópia e nos próprios Estados Unidos! Então vem ler as dicas aqui para escolher as notas de dólar para levar para sua viagem!
.
Mas Porque Certas Cédulas Não São Mais Aceitas?
Anos específicos e números de séries são barrados em muitas casas de câmbios e comércios de outros países, pois houveram muitas falsificações! As notas foram evoluindo com cada vez mais tecnologia, então dos anos 90 pra cá, já houve 2 modificações nas cédulas de dólar.
As mais antigas são chamadas de cara pequena, são as menos aceitas, foram fabricadas até 1996, logo depois vem as da cara grande, que foram fabricadas entre 1996 e 2013, e de 2013 até hoje tem uma cédula nova, estão respectivamente nas imagens abaixo.
.
Então quais cédulas não escolher?
As cédulas datadas de 1988, da cara pequena, e as com número de série CB e AB com código B2 nas de cara grande, são as que houveram mais falsificações, quer dizer que não serão aceitas ou podem até mesmo serem as falsificadas. As fabricadas em outros anos, mas de cara pequena, e com outros número de série da cara grande, podem também não ser aceitas em outros países. No meu caso, foi nos próprios EUA.
Lembro quando fui à NY há muuuuitos anos atrás, tivemos problemas para eles aceitarem as minhas notas antigas, muitas lojas achavam estranho, passavam a caneta, chamavam o gerente, passavam numa maquininha, colocavam contra a luz e mesmo assim, alguns lugares não aceitaram. No aeroporto da Etiópia, durante a minha conexão para a Tailândia, também não aceitaram, na Tailândia, algumas pessoas relataram recusa de algumas cédulas também.
Para verificar se essas cédulas de US$ 100 da cara grande são ou não verdadeiras, você pode passar os dedos para perceber o relevo, inclinar a cédula para ver o número 100 no canto de baixo direito, mudar de cor, de verde para preto e colocar a cédula contra a luz para ver a marca d’água e o selo de segurança. Já nas cédulas da cara pequena, não encontrei como podemos verificar, talvez na época não existisse essas seguranças.
.
Casas de câmbio podem fazer essa troca?
Elas podem, porém vai de cada uma, a casa de câmbio pode se negar se a nota estiver rasgada ou muito amassada, ou eles podem concordar em trocar a cédula, porém com um valor menor, 10 a 20% menos, foi o que fizemos quando retornei dos EUA.
.
E se eu não quiser/conseguir trocar nas casas de câmbio?
A única forma é nos próprios bancos nos Estados Unidos.
.
VIajantes, resumindo, tentem escolher sempre as cédulas nova e se forem antigas, observar os ítens mencionados! Espero que o post tenha ajudado!
Ah! Se você achou que esse post fui útil para você planejar sua próxima viagem, que tal utilizar meus links de afiliados para emitir tudo da sua viagem? Tenho desde aluguel de veículos à seguros, hoteis e muitos mais! Emitindo nos meus link, eu recebo uma comissão para continuar viajando e trazendo mais conteúdos gratuitos para o blog! Clica aqui para ver mais parceiros.
Se você gosta de viajar com um estilo mais livre, alugue seu carro na Rent Cars!
Carlos
Muito obrigado pelo post. Tbm já tive esse problema, mas aqui perto no Paraguay…
Assim como já peguei nota falsa como troco naquele país. Muito cuidado na fronteira……
Kerol de Paula
Oi Carlos! Sério? No Paraguai? Achei que lá era mais liberal em relação às notas! Bom saber que até no Paraguai é possível passar perrengue! Obrigada pelo comentário!