Top
Café com Flores, em Aracati
5 min de leitura

Com o apoio da Prefeitura de Aracati e a convite da Revista Vem Também, nós, criadores de conteúdo de viagem do Ceará fomos convidados a participar do evento teste que foi IV Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati!!

O Festival é o maior do segmento no estado, vocês sabiam disso? Antes da pandemia, ele chegou a quase lotação máxima de 25 mil pessoas, porém dessa vez, o público foi limitado em 2500 visitantes. Vamos saber como foi o festival?

Ah! Antes de falar sobre o festival vou deixar os instas de todos que foram comigo eu, @kerolviajar, Joana do @moraremfortaleza, Roana do @ropromundo, Caleb e Ju do @noseonordeste, Flavio do @allceara, Li e Samuel do @viagensemenus e Renata do @viagensdare_ .Aproveitar para agradecer também ao Jailson do @jailsontur e proprietário da página @canoaquebradaoficial, tivemos um imenso apoio dele também, ele conhece tudo e todas em Canoa, muito obrigada, Jailson!

Ruazinha fofa em Aracati
Ruazinha fofa em Aracati

O Festival

O Festival de Gastronomia começou no ano de 2017, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico, que, inclusive, tem edificações tombadas pelo IPHAN, além disso, agregar e valorizar a nossa cultura e gastronomia.

III Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati
III Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati
III Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati
III Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati

Comidinhas

Os nomes a seguir, são de alguns dos restaurantes que estiveram presentes no Festival desse ano: Cervejaria Bacurim que é de Mossoró, Restaurante O Chamego, Café Couture, a loja e distribuidora de vinhos Brava Wine, Café com Flores que também tem um café em Icapuí, Cerveja Dragão do Mar, Major Brasa, Complexo Picanha no Ponto, Café Maria Elisa e Livraria e que também é pizzaria, Cacau Show que todos já conhecem, Street Food, Guaraná da Lôra, Requinte dos Doces, Espetinho do Coronel, DM Cervejas, Kuca Suspiro, Restaurante Sal e Mar  que não consegui comer lá, mas depois fomos ao restaurante deles em Aracati e foi a melhor comida que comi dessa vez em Canoa, Restaurante Mangueiral, Estacionamento Pub e muito mais.

Nos 3 dias, no Espaço dos Chefs rolavam as oficinas gastronômicas com receitinhas e dicas dos chefs renomados como Lia Quinderé, formada pela Le Cordon Bleu e logo depois Bia Leitão ex participante do Top Chef Brasil. No segundo dia foi a vez de Leo Gondim que é chef de gastronomia da UFC e Edil Costa, proprietário do Espaço Gastronomia Edil Costa e pra fechar no dia 14, os chefs Leo Gondim novamente e Stenio.

No primeiro dia eu e Joana do Morar em Fortaleza fomos ao Café com Flores, pedimos um filet com fritas e depois um pão árabe com recheio que estava delicioso! Jo também pediu um capuccino com nutella que estava uma delícia!

A localização desse café é ótima, ele é fixo, fica dentro da rua que estava tendo o festival. A ruazinha da lateral é meia coberta de buganville, tem uma iluminação típica, enfim, nós adoramos e achamos super instagramável.

Eu e Jo @morarfortaleza no Café com Flores
Eu e Jo @morarfortaleza no Café com Flores
Pão Árabe no Café com Flores - Imagem Joana @moraremfortaleza
Pão Árabe no Café com Flores - Imagem Joana @moraremfortaleza

No segundo dia, eu fui ao Restaurante O Chamego, que inclusive a chef Marina Araújo é amiga de duas amigas minha! O restaurante, na verdade, fica em Fortaleza, e elas foram para o festival para divulgar o trabalho no evento.

Pedi o prato Dona Camarão, que é o carro chefe, foi inventado pela própria Marina, é camarão com purê de abóbora e queijo super cremoso. Uma delícia!

Prato escolhido Dona Camarão no Restaurante O Chamego
Prato escolhido Dona Camarão no Restaurante O Chamego
Chef Marina Araujo do Restaurante O Chamego
Chef Marina Araujo do Restaurante O Chamego

Aqui são outros stands montados na avenida do festival.

Música

Em toda a extensão da Rua, havia lounges com bandas bem diversas, no primeiro dia tocou N-Variáveis, Thamires e Thiago e DJ Ramon, no dia 13, Genilson Santos e Laiz Silva, Os Brisas e Maria Marlene, no último dia Thiago Quiça, Marcele, Chorinho dos Bons Ventos, N-Variáveis, Marcos Vinícius e Junior Petinho.

E no final de todos os dias, houve grandes shows, no dia 12 foi Solange Almeida, no segundo dia, Dorgival Dantas e no último, Waldonys.

Apresentações no Festival
Apresentações no Festival

Praça do Artesanato

Enquanto os visitantes degustavam as comidinhas e assistiam às oficinas, os museus ficaram funcionando normalmente, no casarão principal tinha uma exposição do Aldemir Martins, um pintor bastante conhecido pelas pinturas dos gatos. O Museu Jaguaribano também estava aberto à visitação.

Também havia a Praça do Artesanato, com várias banquinhas com produtos variados.

Praça do Artesanato
Praça do Artesanato

Segurança

Como mencionei mais acima, esse é um evento teste, em outras edições chegou a bater 25 mil visitantes, porém esse ano, reduziram para 2500 visitantes por noite.

Somente foi permitida a entrada de pessoas com credenciais, com o comprovante de vacinação das 2 doses ou PCR negativo realizado nas últimas 24h. No local também havia um ponto de testagem gratuita.

 

Espero que tenham curtido a postagem e conhecido um pouco mais desse festival!

Viajando e te contando tudo aqui no blog!

post a comment