Icaraizinho de Amontada

Antes um vilarejo de pescadores bem pacato, hoje está virando uma das melhores vilas para se hospedar. Icaraizinho cresceu muito nos últimos anos por conta da temporada de vento no Ceará. Lá é um dos melhores locais para a prática de kite surf. Vem gente do mundo inteiro apenas para isso, então a rede hoteleira está crescendo rapidamente e já com um padrão alto. Procurando um pouco no, a maioria das hospedagens tem diárias acima dos R$ 300, pousadas com infraestrutura excelentes e muito bom gosto.

Como disse no post anterior, a estrada estava péssima, com muitos buracos. Como de praxe, sempre paramos para comer em Paraipaba. Ela é uma cidade que acabou desenvolvendo o comércio por conta das paradas para Jeri, que é bem no meio do caminho, então todo mundo que vai à Guajiru, Icaraizinho, Jeri e etc, para lá pra comer e/ou comprar artesanato.

Loja de artesanato em Paraipaba

Eu comi no Ponto do Queijo e o Felipe acabou comprando um salgado em um café. A minha tapioca estava ótima, com queijo coalho bem assadinho, porém ele não curtiu o salgado (até ficou ruim do estômago depois, achamos que foi por  causa do salgado) e acabou pedindo uma tapioca lá também.

oooww tapioca boa!

Continuamos viagem e chegamos na pousada. Ficamos apenas 1 noite, escolhemos a Casa Iandê para nos hospedar. Ela fica no lado direito da vila., para ir ao centro, não é distante, mas fica tudo muito escuro, pois não tem iluminação pública e há alguns terrenos somente com coqueiros, então utilizamos o nosso carro pra tudo. A Alê nos recebeu super bem, conversamos com ela durante 1h antes de sair pra lagoa, por isso que eu adoro ficar em pousadas pequenas, gosto da proximidade entre hóspedes e proprietários.

Hidro

Varandinha

Deixamos nossas coisas e fomos à Lagoa das Flecheiras, que fica um pouco antes de Icarizinho, como mostro no mapa abaixo.

Caminho para a Lagoa das Flecheiras

A Lagoa tem algumas barracas, nos indicaram a Barraca do Marcelo, porém estava fechada. Mas mesmo assim ficamos nos balanços e na rede dessa barraca.

Barraca do Marcelo

Esse é um passeio dispensável, não achei nada de mais. Então retornamos e vimos o por do Sol da praia mesmo. Na praia você tem a opção de ficar em algumas barracas, tem uma muito tumblr que fui no meu ensaio do pré wedding, se chama Cabana do Kite, lá também funciona como escola de kite surf.

Cabana do Kite

Vista da praia de Icarizinho

Icaraizinho de Amontada

Alê, da Casa Iandê nos indicou jantarmos no Aroma Icaraizinho. GENTE, que comida DELICIOSA!!! O restaurante é pé na areia (mas não é em frente à praia), bem aconchegante, fica em Icaraizinho, mas em direção à Moitas. Pedimos um bobó de camarão que estava fantástico!!! Sem contar que antes do prato principal, Nos serviram uma entradinha tipo um purê de vegetais, que tava uma delícia também e no final, veio 2 biscoitinhos de castanha. O prato foi R$ 90, e o tamanho foi suficiente pra nós 2, mas acho que se tivesse mais, teríamos comido mais.

Entrada

Prato principal
Mini sobremesa

Depois demos uma voltinha na cidade mas só tava rolando um sambinha próximo à pracinha.

Dia seguinte, tomamos um belo café da manhã. Eles servem tudo, café, leite, achocolatado, iogurte, 2 sucos, bolo, frutas, cereais, ofereceram um sanduíche ou tapioca, escolhemos a tapioca, claro! e ainda vem uma cesta de pães. Muito completo e o melhor, servido na varanda do seu quarto e não foi porque pedimos, a pousada já é assim.

Café da manhã

Depois do banquete, fomos fazer o passeio no Rio Aracatiaçu! Da pousada ao rio, dá uns 20min de carro. A estrada é a que vai pra Moitas, logo depois que terminam as torres de energia eólica e estação de energia, tem uma entrada à esquerda. Tem placa, mas não é grande, então tem que ir prestando atenção.

Chegando lá, fomos negociar com um barqueiro, inicialmente ele nos cobrou R$ 100, pois éramos somente nós 2. Depois apareceu 3 mulheres e ele perguntou na nossa frente se elas poderiam se juntar à nós, eu fiquei com vergonha de dizer não e acabei cedendo (estava p da vida, mas tudo bem), então aí o nosso preço ficou R$ 80. Quando foi no fim do passeio, meu marido perguntou quanto as 3 mulheres estavam pagando, e pasmem, elas responderam R$ 80 também, pelas 3. Daí pagamos R$ 60 e o rapaz ainda ficou discutindo com a gente que deveríamos pagar R$ 80 e blá blá blá.

Bem, segue mapinha do percurso que fizemos. Saímos do ponto vermelho e fizemos o trajeto enumerado.

Percurso do barco

O barquinho é pequeno e o motor super devagar hahahaha mas ok. Primeiro passamos por dentro do mangue, essa foto viralizou e todo mundo que vai à Icaraizinho, quer uma foto lá, mas é lindo, né?

Por dentro do mangue

Seguimos pra segunda parada, encontro do rio com o mar. Lá só tem uma barraca, que é a Barraca do Tio Clé. Gente! Adorei!!! Ele mesmo que construiu com troncos de coqueiro, a própria barraca, as mesas, cadeiras, balanços e rede são tudo assim., achei genial!! Pedi um côco e o canudo era de papel!! Depois me contaram que a caipirinha é servida em um copo de bambu! Genial!!

Barraca do Tio Clé

Vista aérea pro Rio Aracatiaçu

Última parada, Ilha das Ostras! Lá da pra ir de 4×4, não sei se rola com carro normal. Antes, passamos em frente à duna do por do sol e depois chegamos nas barracas. São 3 barracas, fomos na da esquerda. Pedimos 6 ostras que foi R$ 12 e o côco R$ 4. O local tava lotadinho, mas atendimento foi rápido.

Duna do Por do Sol

Chegando na Ilha das Ostras

Barraca na Ilha das Ostras

Retornamos à Icaraizinho, curtimos mais um pouco da pousada, fizemos o check out e almoçamos em um restaurante bem simples, chamado Praia Tropical. Pedimos uma peixada, que estava muitooo boa também!! Ela custou R$ 55.

Retornamos à Fortaleza. Mais uma vez, se a estrada estiver muito ruim, não voltem de tardezinha, saiam cedo e evitem pegar a noite.