O Diário de Bordo vai ao Sul do Brasil, para conhecer um pouco desse Estado com características tão particulares. Rio Grande do Sul, terra do chimarrão e de gente bonita.

Depois de 7 horas de viagem, chegamos em Porto Alegre, dessa vez quem viajou comigo foi uma amiga, passamos 4 noites, mas teria passado bem mais! Já havia viajado pra lá, mas me recordo que não tinha gostado muito da capital, porém mudei meus conceitos, adorei a cidade, as pessoas, festas, TUDO menos o clima! O frio não combina comigo, definitivamente, ainda bem que o tempo foi esquentando ao passar dos dias.

Chegamos ao meio dia de quinta-feira, passamos a madrugada sem dormir, então só saímos a noite. Fomos para a Rua Padre Chagas, mais especificamente para o Thomas Pub, nessa rua há vários bares e pubs estilosos. No Thomas tava rolando um banda que tocava todos os estilos de música e no intervalo um dj, muito bom o local, pessoas bonitas, o problema é não ter chapelaria e você tem que ficar segurando o casaco, mas recomendo a TODOS irem ao Thomas! Não tirei foto, infelizmente.

No dia seguinte, fomos para a formatura do irmão do nosso amigo, então não fizemos nada de turístico. No sábado pela tarde, começamos a visitar os atrativos da cidade, fizemos de carro, mas parando em pontos importantes, outra maneira de conhecê-la é utilizando a Linha Turismo, um ônibus igual ao de Londres, você paga R$15 e desce e sobe quantas vezes quiser em um dia, nos pontos onde há paradas da Linha Turismo. Começamos pelo centro, pela Praça Marechal Deodoro, onde está a Catedral Metropolitana de Porto Alegre,   Palácio Piratini e o Theatro São Pedro

A Catedral é nova, foi construída “por cima de outra”, ficando totalmente pronta em 1986, é bem simples, por fora tem uns mosaicos e por dentro uns vitrais lindíssimos. O Theatro estava fechado, mas ele também é bem simples, sem toda aquele pomposidade dos outros teatros como de SP, Rio ou até mesmo o daqui de Fortaleza. O Palácio Piratini é a sede do Governo do RS, o prédio foi inspirado no Palácio de Versalhes.

Theatro São Pedro
Palácio Piratini
Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Depois seguimos para a Praça da Alfândega, onde estão os prédios do Correios e Telégrafos (construção do ano 1914), agora é o Memorial do Rio Grande do Sul, lá tem uma exposição dos gaúchos que foram importantes para a história do Brasil e o prédio da Delegacia Fiscal (1913), hoje abriga o Museu de Arte do Rio Grande do Sul , que não entramos, pois não daria tempo de pegarmos o por-do-sol no Guaíba.

Praça da Alfândega – prédio esquerdo: Museu de Arte do RS, prédio direito: Memorial do RS

Então seguimos de carro e passamos pela Igreja Nossa Senhora das Dores, que estava fechada, e fomos para o Mercado Público Municipal, não é tão grande como o de São Paulo, mas vale a pena entrar. Dentro tem restaurantes e as lojinhas que vendem ervas para chimarrão, peixes, frutas, verduras, queijos e etc, mas não com taaaantas variedades, a praça tava em reforma, então não deu pra tirar uma foto decente ¬¬.

Pegamos o carro e  fomos direto ver o por-do-sol no Guaíba, no bairro de Ipanema, onde estávamos hospedadas. BELÍSSIMO por-do-sol, super vermelho.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Ervas, Mercado Público Municipal

Por-do-Sol no Guaíba

Na beira do Guaíba

A noite fomos no Café Moinhos, que já não existe mais, uma pequena boate com uma banda que tocava de tudo também, infelizmente nessa noite minha amiga foi furtada. Olhaí que legal, desfrutamos até da delegacia de Porto Alegre, agora sim podemos dizer que usufruímos da infraestrutura da cidade haha, que por sinal, muito boa!

Amanhã postarei os parques que visitamos.