Como já tinha ido uma vez para o RS, decidi juntar esse roteiro das serras gaúchas com a minha última visita à Porto Alegre.

A cidade de Gramado fica a + ou – 130 km de Porto Alegre, é pertinho mas é uma região para você ficar um final de semana. Antes de Gramado, parei em Nova Petrópolis – Jardim da Serra Gaúcha – cidade bem lindinha, realmente com muitas flores, colonizada por alemães. Conhecemos a Aldeia do Imigrante, é um parque que conta um pouco da história da colonização alemã com uma vila em que as casinhas são pequenos museus. Depois do almoço seguimos para Gramado.

Aldeia do Imigrante
Museu Aldeia do Imigrante

Chegamos em Gramado, deixamos nossas coisas no hotel e fomos conhecer os atrativos. Primeira parada, Lago Negro, é muito bonito e dá pra fazer pedalinho. Seguimos para a Cascata do Caracol, que fica na cidade de Canela. Cachoeira LINDA, ao chegar, temos uma vista de cima da cachoeira, e lá se vai eu, meu pai e meu ex, descermos os quase MIL degraus, descer não é bem o problema, o problema mesmo é subir os MIL, mas compensou! Tem um teleférico também pra quem quer vê-la de frente, mas pra mim, só funciona com aventura haha.

Lago Negro

Cascata do Caracol de cima
Cascata do Caracol de baixo
No dia seguinte fizemos o passeio mais clichê das Serras Gaúchas, não desmerecendo, claro, fomos visitar as vinícolas e passear na Maria Fumaça. Fomos naqueles pacotes com vans, então primeiro descemos em uma vinícola artesanal, que infelizmente não recordo o nome e não achei na net e depois fomos em uma fábrica grande, a Miolo, as duas mostram como são feitos seus vizinhos e depois oferecem a degustação.

Vinícola artesanal
Vinícola Miolo

Seguimos o tour, passamos por Garibaldi e fomos para Carlos Barbosa, visitamos da fábrica da Tramontina e pegamos o Trem do Vinho em direção a Bento Gonçalves.

Trem do Vinho

Amanhã tem a segunda parte de Gramado.