Top
3 min de leitura
Ahhh Itália!!! Tive a oportunidade de ir duas vezes, a primeira em uma excursão da Lafuente Turismo, em 2006, e a segunda com meus pais, um primo e minha tia, em 2010. Em 2006 foi a capital européia que mais gostei, achei fantástica, aliás, ainda acho, ver o Coliseu, Fórum Romano, todas aquelas construções antigas e que ainda estão de pé, enfim, mas hoje já prefiro Paris, Roma vem em segundo lugar. Nesse roteiro da semana, vou contar a viagem de 2010, dando pinceladas da de 2006.
 
Roma, conhecida também como a cidade eterna pela sua história, foi crescendo no entorno do Rio Tibre, diz a lenda tendo sido fundada pelos irmãos Rômulo e Remo, os quais foram criados pela loba. O império romano foi um dos maiores no mundo antigo, conquistou e dominou várias regiões, nos três continentes, Europa, África e Ásia. Foi a maior capital da Europa, na época, com muita infraestrutura, podemos ver pelos aquedutos e construções imponentes. Passou por pragas, invasões, até perder suas conquistas. Hoje, Roma é uma capital com uma cultura incrível, arte até dizer chega, com prédios conservados de todas as épocas.
 
Chegamos em Roma, nos hospedamos no Hotel Dolomiti, que já não existe mais., mas era super próximo à Termini, excelente localização. Enfim, saímos em direção ao terminal, que fica a 4 quadras do hotel, quando chegamos lá descobrimos que não estava com 4 horas a menos e sim 5, então perdemos o trem ¬¬, íamos logo pra Florença e a cidade fica a 3 horas de Roma. Compramos o passe de trem pela Eurail, optamos pelo 3 dias para usar em um mês, escolhemos ir para Veneza, Florença e Napoli. O problema foi que achei que íamos para Florença e acabei riscando o bilhete com a data do dia, só que perdemos o horário, fui saber se eles poderiam trocar e o rapaz avisou que era só eu informar no trem que tinha riscado errado, BELEZA, mas não foi bem assim, na volta de Veneza eu conto o resto desse perrengue.
 
Como o trem não tinha dado certo, fomos conhecer Roma. Começamos pela Piazza Venezia, onde está o Vittoriano, momumento em homenagem à Vittorio Emanuelle, que foi rei no século XIX, dentro está o Museo Centrale del Risorgimento, com obras do século XVIII. Passamos pela Igreja de Santa Maria in Aracoeli, que tem uma escadaria e do lado direito se encontra o Musei Capitolini, lá exibe obras romanas e inclusive a famosa estátua de bronze da loba com Rômulo e Remo. Saímos do museu e fomos pela Via dei Fori Imperial atééé o Colosseo, passando todo o Foro Romano. Foro Romano foi onde Roma começou, havia lojas, mercados e etc. Nesse dia, acho que era sábado ou domingo, a via estava fechada, foi ótimo caminhar sem carros.
 
Vittoriano por fora…
… e por dentro, Museo Centrale del Risorgimento












Musei Capitolini por fora…
e por dentro, Loba com Rômulo e Remo

 

Colosseo ao fundo da Via
Foro romano

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Chegamos ao Colosseo, ou Coliseu! lindo e imponente!! Lembro que achei fantástico da primeira vez que eu fui, não se sabe ao certo mas foi inaugurado + ou – no ano de 80 d.c.!! Quase mil anos e ainda está ali. O anfiteatro foi palco de jogos, combates entre gladiadores e bichos, bichos tipo felinos grande  ou até jacarés! Muito interessante poder conhecer onde tudo isso realmente aconteceu, cenas que vemos em filmes. Depois demos uma voltinha no Foro Romano, só em uma pequena parte.

 
Colosseo

 

Por dentro

 

Colosseo e Arco di Constantini

 

Foro Romano
Voltamos pro hotel no metrô lotado!!! Pra depois o povo não falar mal do Brasil ¬¬ e acordamos no dia seguinte direto pro Vaticano, enfrentamos uma fila gigante ¬¬ (era semana santa, daí você tira). O Vaticano é o menor Estado do Mundo, ele é totalmente independente da Itália. O Musei Vaticani, é enorme, a gente passou praticamente o dia todo dentro. Tem muitas obras, pinturas, bustos, estátuas, cerâmicas, é muita coisa mesmo! E claro, ainda tem a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro, pior nem conhecemos a Basílica, tava fechada porque ia ter uma missa, afinal era semana santa. Mas coloquei fotos de quando eu fui em 2006. Saímos de lá a pé atééé a Fontana di Trevi! Tem muitos restaurantes bonitinhos, bem italianos mesmo.

Alguma semelhança com o de São Paulo?
Fila pro Vaticano =/



Musei Vaticani
Musei Vaticani



Capela Sistina, linda!
Capela Sistina



















Pietá (2006) Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro (2006)
Fontana di Trevi

 

 

Viajando e te contando tudo aqui no blog!

post a comment