Top
Lençóis Maranhenses, Maranhão
7 min de leitura

Localização Geográfica

O Maranhão fica localizado no Nordeste do Brasil, fazendo divisa com Piauí, Tocantins e Pará! Podemos dizer que o Maranhão tem um pé no Norte, no Nordeste e às vezes coloca o pé no Centro Oeste haha.

Documentos Necessários

Se você vai de avião, não esqueça da CNH, identidade ou qualquer outro documento oficial com foto! E se for dirigir, não esquecer a CNH!

Você sabia que se faz seguro viagem para viagens no Brasil? Então já faz um orçamento no Seguros Promo pra ver quanto fica!

Clima

São Luis tem clima mais seco entre Agosto e Novembro, Dezembro também não é tão ruim e a temperatura quase não varia, em torno dos 27 graus o ano inteiro.

Na região dos Lençóis Maranhenses, de Agosto à Novembro são os meses mais secos, mas para ir em Outubro e Novembro vai depender de como foi a quadra chuvosa do ano, por exemplo, em 2019 foi possível conhecer as lagoas até Novembro. Julho também é um bom mês.

Já em Carolina, cidade base para conhecer a Chapada das Mesas, melhor época é de Junho à Agosto, sendo Maio e Setembro meses ainda possíveis para visitar.

Em todas as cidades a média de temperatura é por volta dos 27 graus.

Clima em São Luís, Maranhão | Imagem Weather Spark
Clima em São Luís, Maranhão | Imagem Weather Spark
Clima em Atins, Maranhão | Imagem Weather Spark
Clima em Atins, Maranhão | Imagem Weather Spark
Clima em Carolina, Maranhão | Imagem Weather Spark
Clima em Carolina, Maranhão | Imagem Weather Spark

Como Chegar

A principal cidade é São Luís, ela também é porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Então pra quem está mais distante, precisa pegar um vôo até São Luís.

Para quem mora nos estados próximos, como Ceará e Piauí, pode ir de carro, só lembrando que as estradas no Ceará e Maranhão são péssimas, as do Piauí são bem menos ruim! Gente, eu não li isso em nenhum blog, nem nos vídeos do youtube, eu fiquei IMPRESSIONADA como as estradas do Maranhão!! São terríveis, pra ter noção, nós perdemos 2 pneus nessa viagem, mas vou contar tudo nos próximos posts.

Para Carolina (Chapada das Mesas), precisa descer em Imperatriz ou até mesmo Palmas, no Tocantins, você pode conferir os voos no Skyscanner.

Como se Locomover

A melhor maneira é por estradas mesmo, mas só enfatizando novamente, as estradas são PÉSSIMAS!

Na região dos Lençóis, até Santo Amaro e de lá para Barreirinhas tem uma estrada, mas entre Barreirinhas e Atins precisa ter carro 4×4 ou vai de voadeira (lancha).

Para conhecer os atrativos na Chapada das Mesas, vai de carro também.

Depois que voltamos dos lençóis, pensamos que teria sido melhor ir com um carro alugado huahauhuaha.

Se quiser alugar um carro, pode fazer uma cotação no Rent Cars!

Culinária e Artesanato

A culinária maranhense mistura um pouco do Nordeste com o Norte, é bem transição mesmo! Eles tem o açaís deles que se chama Juçara e também tem a tapioca, como a nossa do Ceará.

Além dessas comidinhas, o arroz de cuxá é bem popular, é feito com vinagre. eu apenas provei esse, porque não curto muito vinagre. Provamos a peixada maranhense, que é deliciosa, lembra a nossa do Ceará, mas não tem os mesmos legumes. Outro prato típico é o peixe ao molho de caju, Felipe amou!

Eles também tem o caranguejo, que se chama toc toc, que é servido diferente do Ceará. O caranguejo  vem sem caldo e cozinham sem leite de côco, fica um pouco seco, daí eu pedi para trazerem o caldo pra comer como se come aqui no Ceará.

Ah! Não podemos esquecer do Guaraná Jesus! É um refrigerante rosa com sabor de cravo e canela!

Em relação ao artesanato, nós vemos muitos ítens da palha da carnaúba, buriti e tucum, como bolsas, chapéus, mandalas e até esteiras de mesa e jogos americanos feitos da parte que os frutos se prendem no buriti, não sei o nome, gente, me desculpem, mas enfim, compramos e ao invés de usarmos como esteira de mesa, usamos como quadro, como podem ver na foto mais abaixo.

Peixe ao Molho de Caju, típico dos Lençóis Maranhenses
Peixe ao Molho de Caju, típico dos Lençóis Maranhenses
Caranguejo Toc Toc, típico do Maranhão
Caranguejo Toc Toc, típico do Maranhão
Esteira de Mesa, Artesanato Típico da Região dos Lencçóis Maranhenses
Esteira de Mesa, Artesanato Típico da Região dos Lencçóis Maranhenses

Grupo de Dicas de Viagens no Whatsapp

Os grupos são uma forma das pessoas se conectarem, tirarem dúvidas ao montar roteiro, dar dicas de onde já foi ou até achar alguma companhia pra viagem. Se quiser entrar, tenho o Viagens pelo Brasil e clica aqui se quiser ver grupos de outros países. Se o link do whats não estiver funcionando, me manda uma mensagem no final desse post que eu logo atualizo.

Revoada dos Guarás em Atins, Maranhão
Revoada dos Guarás em Atins, Maranhão

SUGESTÕES DE ROTEIRO

São Luis – São Luís é uma cidade bem antiga, o centro estava bem preservado há um tempo atrás, não sei como está hoje, mas três dias inteiros seria o que eu ficaria, sendo 2 para São Luís e um para Alcântara. Alcântara é onde se localiza a nossa base de lançamentos de foguetes e tem a cidadezinha antiga.

Carolina – Para a Chapa das Mesas eu gostaria muito de ficar entre 5 e 7 dias inteiros.

Lençóis Maranhenses – São 3 cidades bases, o ideal seria ficar 2 dias inteiros em cada: Santo Amaro, Barreirinhas e Atins, mas como não tinha tempo, escolhi ficar em Santo Amaro e Atins.

Lençóis Maranhenses: Quanto custa viajar? Onde se hospedar? Quantos dias ficar?

10 min de leitura

Roteiros

Isso é algo muito pessoal, mas vou dar sugestões de roteiros aqui:

3 Dias Inteiros – Somente São Luís ou somente Santo Amaro

5 Dias Inteiros – 3 em São Luís e 2 em Santo Amaro (ou vice versa) /  1 em São Luís, 2 em Santo Amaro e 2 em Barreirinhas ou 2 em Atins / Todos os dias na Chapada das Mesas

7 Dias Inteiros – 1 em São Luís, 2 em Santo Amaro, 2 em Barreirinhas e 2 em Atins / Todos os dias na Chapada das Mesas

10 dias inteiros – 1 em São Luis, 2 em Santo Amaro, 2 em Barreirinhas (ou Atins), 2 em Barra Grande e 3 em Jeri (Rota das Emoções) /

Chapada das Mesas, Maranhão | Imagem Pisa Tur
Chapada das Mesas, Maranhão | Imagem Pisa Tur

UM POUCO DA HISTÓRIA DO MARANHÃO

O Maranhão, assim como o resto do Brasil, era povoado por várias tribos indígenas, sendo os principais grupos étnicos os tupis e os jês. Os tupis dominavam a região litorânea e os jês, o interior.

A partir de 1530 o Maranhão passou a ser explorado por portugueses, franceses e holandeses, sendo os primeiros, os portugueses. Os franceses até que tentaram mas houve confronto e não conseguiram. Anos depois, em 1641 foi a vez dos holandeses, mas também não conseguiram.

Enquanto isso, pretos eram tirados de suas terras na África, trazidos para o Estado para trabalhar com agricultura e os índios também foram utilizados para o trabalho escravo pelos senhores de engenho. Porém os jesuítas eram contra a escravização dos índios e a mão de obra que já era difícil, fica escassa

A Coroa então criou o a Companhia do Comércio do Maranhão, que era uma empresa comercial monopolista, eles teriam que trazer 500 pretos por ano para trabalhar, e teriam que fabricar produtos para os portugueses que viviam ali no Maranhão, como tecidos, vinho e comidas como bacalhau e farinha de trigo. Indignado com o monopólio, os irmãos Beckman se revoltam, daí vem o nome Revolta de Beckman e assaltam os armazéns da companhia.

O Estado ainda passou pela revolta da Balaiada, que foi uma revolta popular liderada por pobres, negros e mestiços, e pela Confederação do Equador, que tinha característica separatista e antimonarquista.

E assim o Maranhão foi se transformando, hoje agricultura e pecuária ainda são atividades fortes, a indústria de alumínio, alimentícia, celulose, madeireira e extrativismo do babaçu também compõe a sua economia.

Viajando e te contando tudo aqui no blog!

post a comment