Top
Museu da Fotografia
5 min de leitura

Localização

Gente, o Museu está localizado na Rua Frederico Borges, 545 no Bairro da Varjota, pertinho da Beira Mar e dos bairros Meireles e Aldeota!

Dica de Roteiro

Se você quiser conhecer o Museu, uma boa ideia é você passar a tarde pelo Polo Gastronômico da Varjota. COmo o museu só abre a tarde, você pode almoçar, comer uma sobremesa, ir ao museu e tomar um café depois, que tal?

Eu fiz um roteirinho por lá esse ano, o post está mais abaixo pra quem quiser conhecer.

O Museu

Antes de tudo, a entrada é gratuita, então aproveitem!!

O Museu da Fotografia é administrado pelo instituto Paula e Silvio Frota, que tem uma das mais incríveis coleções fotográficas!! Além das exposições permanentes e temporárias, o local ainda dispõe de um auditório, biblioteca, loja, além de oferecer oficinas e workshops.

Mas afinal, como o museu se mantém? O Museu da Fotografia tem mais de 20 patrocinadores, como Hapvida, Banco Safra, Newland, Enel, Indaiá, Guanabara, dentre outros, também tem o apoio do Governo do Estado e da Secult.

Vamos conhecer um pouco mais das exposições que estavam quando eu fui?

Museu da Fotografia
Museu da Fotografia

Exposição “O olhar não ve, o olhar enxerga”

No primeiro andar estava a exposição “O olhar não vê, o olhar enxerga”, com fotografias lindas e de fotógrafos muito populares como Albano, Bresson e Steve McCurry.

Um dos retratos mais impactantes, a menina afegã, do Steve Mccurry para a National Geographic, está lá! A paquistanesa estava em uma tenda improvisada em um campo de refugiados quando McCurry ouviu vozes de crianças e resolveu entrar. Ele conseguiu fazer duas fotos antes que ela saísse, uma é essa e outra dela cobrindo o rosto. Eu, particularmente, acho esse retrato LINDO, as cores, os olhos, é incrível mesmo!

Outra fotografia muito popular entre os fotógrafos é a foto abaixo de Henri Cartier Bresson, a que demonstra claramente o “momento decisivo”. Bresson pode ser considerado o pai do fotojornalismo e também fundou a Agência Magnum Photos, junto com outros fotógrafos conhecidos, dentre eles o Capa.

Steve McCurry - A Menina Afegã - Museu da Fotografia
Steve McCurry - A Menina Afegã - Museu da Fotografia
Momento Decisivo de Henri Cartier Bresson - Museu da Fotografia
Momento Decisivo de Henri Cartier Bresson - Museu da Fotografia
Tanzania, Christian Cravo
Tanzania, Christian Cravo
Caminhos do Mar, Gentil Barreira - Museu da Fotografia
Caminhos do Mar, Gentil Barreira - Museu da Fotografia

Exposição “Não danifique os sinais”

O segundo andar estava com a exposição “Não danifique os sinais”. Muita foto legal e que talvez alguns de vocês conheçam, dentre eles tem as fotos de Juca Martins, do garimpo em Serra Pelada, no Pará. São fotos em P&B, mostrando otdo o trabalho escravo que havia (e com certeza ainda há) nos garimpos. Essas fotos são impactantes!

Também havia fotos muito desoladoras do momento após o rompimento da barragem em Mariana, feitas pelo fotógrafo Bruno Bernardi.

Outras fotos que achei incríveis foram as do bando de Lampiao e Maria Bonita! Tem fotos somente dos 2, tem do bando inteiro e tem as famosas fotos das cabeças decapitadas que foram expostas na porta da prefeitura da cidade de Piranhas, Alagoas.

Garimpo de Ouro, Serra Pelada, Juca Martins
Garimpo de Ouro, Serra Pelada, Juca Martins
Lampião e Maria Bonita - Museu da Fotografia
Lampião e Maria Bonita - Museu da Fotografia

Exposição “Retratos”

No terceiro andar, estava a exposição Retratos do fotógrafo brasileiro Bob Wolfenson. Bob fotografa vários estilos mas os principais são retrato, moda e nu.

Biblioteca e Loja

No primeiro andar fica a loja e a biblioteca do Museu, com grande variedade de livros, inclusive você pode folhear enquanto estiver lá.

Biblioteca e Loja do Museu da Fotografia
Biblioteca e Loja do Museu da Fotografia

Curtiu esse post?

Então você  vai curtir esses também:

    Desculpe, não há posts para exibir neste momento

Viajando e te contando tudo aqui no blog!

post a comment