Top
2 min de leitura
A disputa é grande entre essas duas cidades do interior que carregam, respectivamente o maior e o melhor São João do Mundo, Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), duelam com um mês de festa.
As festas juninas são heranças dos europeus, e cada região do Brasil modificou-a da sua forma, de região para região podemos ver uma diferenciação, especialmente na gastronomia. Mas vamos fazer um comparativo entre as duas maiores e melhores festas juninas do mundo!
O São João de Campina Grande, ou seja o maior do mundo, acontece desde 1983 no Parque do Povo, esse ano, a festa começou dia 01/06/12 acabou dia 01/07/12 ininterruptos. Como atrações no palco principal, destacamos Zé Ramalho, Waldonys, Magníficos e apresentação de grupos folclóricos, ainda tinham vários outras atrações paralelas com as Ilhas de Forró com apresentação de trios de pé de serra, competição de quadrilhas, Pirâmide do Parque do Povo com outras bandas de forró e o expresso forrozeiro que vai de Campina Grande à Galante, uma cidade próxima. Sem contar ainda com o casamento coletivo, a cidade cenográfica e a casa de Gonzagão, uma homenagem ao rei do baião que faria 100 anos esse ano.
O Maior São João do Mundo recebeu 806 mil pessoas, apenas 17,1% eram turistas, e outros se dividem entre moradores (75,7%) e o restante eram excursionistas (bate-volta) de cidades vizinhas. (Globo.tv, 2012).
São João de Campina Grande – Imagem: gutosillva.blogspot.com.br

São João de Caruaru, denominado o melhor do mundo, acontece no Pátio de do Forró, a festa começou no dia 02/06/12 com término no dia 30/06/12 ininterruptos. Dentre bandas e cantores conhecidos, ressaltamos Elba Ramalho, Dominguinhos, Forró Real, Garota Safada, Chiclete com Banana, até Michel Teló e muitos outros. As atrações paralelas, são o Arraial do Candeeiro, com pé de serra dentro do Pátio do Forró, fora do mesmo, estão a Estação Ferroviária com a cidade cenográfica e o Pólo de Quadrilhas, também há o Alto do Moura, com bastante artesanato.
Mesmo com menos dias de festas, Caruaru recebeu mais de um milhão de visitantes, gerando cerca de R$ 181 milhões, e segundo a pesquisa, 91% dos entrevistados voltariam (ABTV, 2011).
São João de Caruaru – Imagem osgarotossafadoesderecife.blogspot.com.br
Nossas atrativos culturais são ricos e movimentam vários setores da economia, afinal as festas juninas têm duração de um mês, e toda a cidade está envolvida, hotéis, taxis, restaurantes, locadoras, lojas, guias, enfim.
———-
Ainda não fui em nenhum desses grandes São João, fui apenas no de Maracanaú que é grande também, mas não chega à Campina Grande ou Caruaru, acho que poderiam investir mais no de Maracanaú para que ele também entrasse na competição como uma terceira grande alternativa de São João. ✈

Viajando e te contando tudo aqui no blog!

post a comment