Travessia Lençóis Maranhenses | Imagem @embarquepromundo

Esse post é um pouco diferente dos outros porque eu convidei a Sabrina do blog Embarque Pro Mundo para escrever sobre a sua experiência de fazer a travessia dos Lençóis Maranhenses! Uma experiência única, sem dúvidas! Vem ler que tá muito legal!

A Sabrina é editora e jornalista cultural, ama artes e viagens no geral e quer descobrir os destinos mais lindos e diferentes do mundo. Gosta de todo tipo de viagem, desde campo até praia, desde cidade até montanha. Mas tem um carinho especial por natureza e belas paisagens. Considera cada viagem um sonho e sabe que todos podem ser realizados.

Sabrina Levensteinas, Autora do Blog Embarque pro Mundo

Já salva esse pin pra não perder mais esse post!

Travessia Lençóis Maranhenses

Com ou Sem Guia?

Dentre diversas agências e guias locais, após ler muitos relatos e dicas pela internet, eu fechei minha travessia previamente com o guia Carlos Queimada ([email protected]). Sugiro que pesquise todas as opções de guia mencionadas nos blogs e no site do Mochileiros para assim escolher o melhor para você.

Não faça a travessia sem um guia, é muito fácil se perder lá, tudo é parecido e você não saberá em que direção caminhar, já que as lagoas e dunas estão sempre mudando por conta do vento. Porém, navegadores experientes podem seguir sem guia e com GPS de trilhas, mas para isso é melhor entrar em contato com o Parque Nacional para verificar se precisa de autorização.

Eu fiz minha caminhada de Atins à Santo Amaro, que é o sentido que o vento sopra a favor, mas algumas pessoas fazem o trajeto contrário.

Valores

Eu paguei a ele R$ 900, o pacote incluía a guiada pelos 4 dias saindo de Barreirinhas, barco para Atins, todas as hospedagens e alimentação e meu transporte de volta para São Luís saindo de Santo Amaro no final da travessia. Achei um ótimo custo benefício considerando tudo o que inclui. Barreirinhas é um local bem simples e rústico, mas tem muitas opções de hospedagem, restaurantes e mercados.

O Que Vestir/Levar Para Fazer o Trekking

Nos Lençóis Maranhenses é muito quente, e por conta do sol intenso, além de protetor solar e óculos escuros, acho muito bom usar aquelas camisas de manga longa de tecido fininho que têm proteção UV e chapéu/boné.

Eu usei uma calça de trilhas até os joelhos, pois estava sempre atravessando lagoas a pé, e acho que uma papete de trilhas seria a melhor opção; papete + meia é ainda melhor, para impedir o atrito da areia com os pés. Tênis é bom para caminhar, mas como atravessará muitas lagoas a pé e não terá como ficar tirando e colocando de volta toda hora, talvez ele fique um pouco pesado (você faz a travessia numa linha reta, não fica contornando cada lagoa que aparece pela frente hehe).

A opção menos indicada seria chinelo ou descalço. Eu tive um problema com minha papete e tive que caminhar com chinelo, e no fim das caminhadas diárias sentia bastante dor nas plantas dos pés, por falta de absorção de impacto do calçado.

Leve o mínimo possível de coisas, pois terá que carregar por 4 dias, e não se esqueça do repelente, em cada hospedagem do dia costuma ter muitos insetos.

Dia 1

Eu cheguei à noite em Barreirinhas e me hospedei lá para iniciar minha travessia de 4 dias pela manhã seguinte.

O guia Carlos Queimada passou para revisar os detalhes do passeio e no dia seguinte de manhã o Carlos passou para me buscar. Fomos num mercadinho para eu comprar suprimentos, lanchinhos e água.

Há alguns passeios de 1 dia que saem de Barreirinhas e passam em lagoas pelas quais não passei, mas com certeza as mais bonitas estão na travessia, pois são de difícil acesso.

Meu passeio começou com uma lancha rápida até Atins. Se você não estiver fazendo a travessia, esse é um conhecido passeio da região e também um meio de transporte caso vá se hospedar em Atins. O passeio pelo Rio Preguiças é muito gostoso e relaxante, a paisagem é muito bonita. Nele, você visita o povoado de Mandacaru para ir ao Farol das Preguiças (tem uma vista linda lá de cima!), o povoado de Vassouras e os Pequenos Lençois e o vilarejo de Caburé, onde foi o almoço. Já fiquei maravilhada nos Pequenos Lençóis, pois foram as primeiras lagoas e dunas que vi.

Então em vez de voltar para Barreirinhas você fica no Atins e faz a caminhada até o Canto do Atins. Para ilustrar melhor a travessia achei o mapa abaixo. Encontrei também o mapa da imagem seguinte no site do Mochileiros, mas não sei dizer a fonte (se alguém descobrir me avise para eu colocar os créditos). Eu acho que as distâncias variam conforme as lagoas mudam com o vento, mas fica em torno 60 a 80 km o total de caminhada.

Vista do Farol Preguiças em Mandacaru, Travessia Lençóis Maranhenses | Imagem @embarquepromundo

De Atins até o Canto do Atins demorei cerca de 1,5 hora, e foi bem cansativo por ter sido logo após o almoço, pois é um horário de sol forte. Caminhamos até o restaurante da Luzia, que é super famoso pelo camarão. Depois de descansar um pouco na rede curti uma lagoa que fica próxima do restaurante. A praia em frente é bonita, mas as lagoas são muito mais.

A Luzia tem uns quartinhos para alugar, e foi lá minha primeira noite. Tanto nessa, quanto em todas as outras hospedagens, eu comi muito bem em todas as refeições. O quarto é rústico, mas bom. Todas as  hospedagens tem chuveiro com água fria (o que não importava porque sempre estava muito calor) e fica ao ar livre num cercadinho de madeiras, cobrindo só até a altura do pescoço e uma abertura é a porta. Por isso tomei banho todos os dias de biquíni, caso passasse alguém. Nas hospedagens tem tomada para carregar as baterias.

Lagoa próxima ao Restaurante da Luzia, Travessia Lençóis Maranhenses, Imagem @embarquepromundo

Dia 2

No segundo dia levantamos e saímos às 3h30 da madrugada (não se esqueça de levar lanterna). A caminhada foi do Canto do Atins até Baixa Grande, pouco mais de 20 km, que fizemos em 7h a 8h.

É muito bom começar a caminhada bem cedo, pois chega-se ao destino antes do horário do almoço, então pega menos sol forte, daí tem o resto do dia para curtir e relaxar. Por isso achei muito bom o Carlos colocar esses horários, e todos os dias ele foi pontual.

Do Canto do Atins à Baixa Grande, Travessia Lençóis Maranhenses | Imagem @embarquepromundo

Quando iniciamos estava chovendo. Caminhamos pela praia, a paisagem estava incrível nesse fim de madrugada até amanhecer. A chuva parou e depois de amanhecer chegamos numa parte de dunas. Foi bom ter chovido um pouco porque a areia não estava tão fofa, mas sim bem firme, e isso facilitou a caminhada.

As subidas e descidas pelas dunas não eram tão difíceis. Aliás, em nenhum dia a caminhada foi difícil, cansa mais pela distância no geral e pelo calor do que pelas dunas. Paramos em algumas lagoas para curtir, eu realmente fiquei maravilhada, é lindo como nunca vi!

Chegamos em Baixa Grande pouco antes do almoço. Lá parece um oásis, tem um pouco de vegetação e lagoa próxima para relaxar, pois o resto do dia é livre.

As famílias que vivem lá oferecem a hospedagem, é um galpão bem rústico com redes para dormir, e eles fornecem um lençol para se cobrir. Fizeram meu almoço e pude descansar o resto do dia, até o jantar.

A conversa foi muito boa, além das famílias lá eu encontrei outros turistas que estavam com seus guias, foi muito agradável o jantar. Na caminhada eu não vi nenhum deles, era só eu e o guia, pois cada guia faz sua rota.

Baixa Grande, Travessia Lençóis Maranhenses | Imagem @embarquepromundo

Dia 3

No terceiro dia saímos um pouco mais tarde, 6h30 da manhã. Nesse dia foram cerca de 12 km, menos que o dia anterior, e umas 3h a 4h de percurso de Baixa Grande até Queimada dos Britos com parada para curtir algumas das lagoas do caminho. Eu queria parar em cada lagoa por que passava, mas daí não ia chegar nunca!

O oásis da Queimada dos Britos também é lindo e rústico, as famílias lá são simples e simpáticas e a comida também é ótima, bem caseira. É um local de muita paz. O esquema do banho e da casa com redes para dormir foi o mesmo do dia anterior.

Relaxei um pouco na lagoa próxima e descansei o resto do dia até a hora que me chamaram avisando que o jantar estava pronto. Eles também deram lençol para me cobrir na rede na hora de dormir, mas mesmo assim precisa usar o repelente contra insetos.

De Baixa Grande à Queimada dos Britos, Travessia Lençóis Maranhenses | Imagem @embarquepromundo
Queimada dos Britos, Travessia Lençóis Maranhenses | Imagem @embarquepromundo

Dia 4

No quarto dia a caminhada foi mais longa, mais de 20 km, por isso saímos às 3h30 da madrugada. Caminhamos cerca de 8h. Peguei um pouco de chuva de madrugada, mas depois parou, vi um lindíssimo nascer do sol e então surgiu um arco-íris maravilhoso. As paisagens na travessia toda são muito lindas! A beleza dos lugares que se passa no meio do nada é inigualável!

Nascer do Sol saindo de Queimada dos Britos, Travessia Lençóis Maranhenses | Imagem @embarquepromundo
De Queimada dos Britos à Santo Amaro, Travessia Lençóis Maranhenses | Imagem @embarquepromundo

Nesse dia então caminhamos da Queimada dos Britos até Santo Amaro, passando pelas belíssimas lagoas Emendadas, das Andorinhas e Gaivota (eu tive que escolher quando fechei o passeio se faria Andorinhas e Gaivota ou então Betânia) e mais tantas outras tão lindas quanto, mas sem nome ou com nomes que não me recordo.

O Carlos me deixava caminhar bem a vontade, ele ia na frente, mas eu podia seguir meu ritmo, sem correr, e curtir a paz de caminhar por um lugar tão especial.

A circulação de carros é proibida no Parque, mas nesse trecho final das lagoas das Andorinhas e Gaivota, que já é perto de Santo Amaro, os carros podem acessar. Há passeios vindos de Santo Amaro para essas lagoas e outras próximas, para quem está hospedado lá.

A travessia terminou nesse ponto e um jipe veio nos buscar, almoçamos em Santo Amaro.

Achei Santo Amaro mais bonita que Barreirinhas (que como cidade não gostei), além de ser mais tranquila.

Lagoa das Andorinhas, Travessia Lençóis Maranhenses | Imagem @embarquepromundo

Depois do almoço me despedi do Carlos, ele me pôs na jardineira que me levaria até Sangue (cerca de 2h), de onde troquei para uma van até São Luís (umas 3h de percurso).

As paisagens dos Lençóis Maranhenses são surreais, as lagoas são excelentes para nadar, gostei muito de ter conhecido a região fazendo a travessia, pois passei em lugares que os passeios convencionais não levam, paisagens praticamente intocadas. Com certeza todas as formas de visitar a região são excelentes, mas é fato que um dia farei essa travessia novamente, está na lista de lugares inesquecíveis que já fui.