Hoje eu vou falar sobre um outro meio de viajar, não é de carro, muito menos de avião. Viajaremos hoje de trem e aqui no Brasil. Poucas pessoas conhecem os trens turísticos que temos, com eles voltamos no tempo, viajamos observando tudo ao nosso redor, diferente de pegar estradas perigosas e de olhar tudo lá de cima.

Os trens mais conhecidos que temos é o Trem do Forró (PE), o Trem do Vinho (RS), Trem de Ferro Oeste de Minas (MG)e o Trem da Vale (MG).

O Trem do Forró parte às 16 horas de Recife e tem como destino final a cidade de Cabo de Santo Agostinho, são 42 km de distância. Dentro do trem há música, dança e até quadrilha, chegando em Santo Agostinho há uma recepção com show, artesanatos, comidas típicas e muito mais. O trem retorna à Recife e chega pelas 23 horas.Nunca fui nesse trem e pelo que li, só funciona na época de festas juninas.

Trem do Forró (retirada do Blog Ale’Italia)
Cabo de Snt. Agostinho (retirada do site Trem do Forró)

O segundo trem, já tive a oportunidade de ir (2007), é o Trem do Vinho, ele faz o trajeto Bento Gonçalves / Garibaldi / Carlos Barbosa, na época fizemos o contrário, saímos de Carlos Barbosa e chegamos à Bento Gonçalves. O passeio todo tem duração de 2 horas, dentro dos vagões tem uma turma de italianos para animar, cantando muita tarantela!

Trem do Vinho – Carlos Barbosa
Tarantela no trem

Os dois últimos trens ficam em Minas, um eu já fui, o Trem da Vale, que vai de Ouro Preto à Mariana, o percurso é pequeno, pois as duas cidades são vizinhas. Na época que eu fui, Outubro-2007, estava bem feia a paisagem, era época de seca e tinham muitas queimadas, infelizmente. O outro trem que existe em Minas é o Trem de Ferro Oeste de Minas, vai de São João Del Rei à Tiradentes, uma volta ao passado, assim como o Trem da Vale, também é curta a viagem, são 13 km que separam as duas cidades.

Maria Fumaça Ouro Preto/Mariana
Estação de Mariana

Maria Fumaça em São João Del Rei (crédito: Jonas Augusto)