4 min de leitura
Para os europeus é MUITO BARATO ir pra Tailândia, pra gente tá “pau a pau”, a passagem é bem cara ainda, mas mesmo assim, muitos retornam à Tailândia.
Fiz uma compilação de fatos/curiosidades que você precisa saber antes de ir à Tailândia!!
Não sei a explicação, mas creio como eles já trazem tudo picadinho, não precisamos utilizar facas na hora de comer, então eles trazem garfo e colher hahaha. Também porque eles comem com a mão mesmo, um guia me disse que a família dele come assim até hoje.
Comidinha servida com garfo e colher |
Em qualquer templo na Tailândia, você verá váários sapatos pra fora… nos hoteis isso não é tão comum porque já seguem padrões do ocidente, mas ficamos em um hotelzinho fofinho em Bangkok, bem tradicional, chamado Phranakorn Nornlen e todos deixavam os sapatos pra fora do quarto! Tem vídeo aqui desse hotelzinho fofo e aparece os sapatinhos pra fora.
É uma ofensa entrar de sapatos nos templos, aliás, essa cultura é bem asiática, na Índia é do mesmo jeito nos templos hindus e muitas outras culturas também, como no Japão, eles não entram em casa de sapato, vou confessar que aqui em casa também haha.
Algumas pessoas podem ser contrarias à mim, mas sim, eles são desse jeito. Vou contar minhas experiências.
Primeiro foi um passeio ao mercado flutuante de Damnoen Saduak e o Mae Klong do trem, no mesmo dia pois são próximos. Fechamos com uma empresa, mas não havia um guia, havia um cara MUITO CHATO que ficou repetindo várias vezes que se nós não estivéssemos no local X, hora tal, nós ficaríamos e teríamos que voltar de táxi. Ele não explicou como essa cultura dos mercados flutuantes surgiu, muito menos o do trem, resuidamente foi um passeio pra passar raiva hahahaha.
Em Chiang Mai, o meu guia me perguntou se eu queria ver algo mais na região, eu questionei se havia outras coisas interessantes… ele disse que não. (eu já sabia das mulheres girafas e da plantação de chá) mas ele não me falou de um templo lindíssimo que tem lá, se chama Wat Huay Pla Kang.
Nas ilhas também não é diferente, se você fechar com um barqueiro, você que tem que perguntar que praia é essa, porque ele não vai te falar hahahaha. Enfim, o passeio é basicamente só leva e trás.
Li muito sobre isso antes de viajar e passei mais ou menos por uma situação, mas não foi um gooolpe mesmo.
Fomos começar nosso roteiro nos templos em Bangkok, pedi para nos deixar no Grand Palace e o tuktuk nos deixou na universidade que é ao lado, se não fosse o fato da universidade ter um quarteirão GIGANTE e o Grand Palace também ter um quarteirão gigante hahahahah e estava muito calor, teria sido de boa. Não foi bem um golpe, mas ele não nos deixou no local combinado e nós, inocentes, descemos do tuktuk.
Mas o golpe mais conhecido é que eles afirmam que os templos estão fechados pra poder te levar pra outros lugares, principalmente pra fazer compras, porque eles ganham comissão.
Sim!! Duriã é a fruta mais podre do mundo e eles comem bastante por lá. Só que a fruta ela só é vendida fechada (sem estar partida) ou então nas bandejas de isopor com papel filme por cima.
A fruta é TÃO podre que alguns hotéis cobram multa se você comê-la no quarto hahaha ouvi dizer que nos transportes públicos também tem multa.
Baixei um PDF da FAO – Food and Agriculture Organization of United Nations – um estudo emitido pelas Nações Unidas sobre a criação de insetos comestíveis, coleta e marketing na Tailândia.
O estudo afirma que o os povos que viviam no Norte e Nordeste da Tailândia, no passado, eram os maiores consumidores de insetos, hoje o hábito se expandiu pelo resto do país e não somente os pobres de áreas rurais comem, mas os ricos, também. O documento fala dos insetos mais consumidos no país, e que são cultivados em fazendas mesmo, virou um comércio muito grande, além de que, os insetos são super nutritivos.
Insetos na Khao San Road |
Baixei outro documento da FAO e li um da Thai Elephants World, Esse locais que visitamos, sim, pra mim são cativeiros, podem ser bem tratados e etc, mas viverão pra sempre assim e “trabalharão” para os homens, donos desses “santuários”.
Enfim, a população de elefantes vivendo em cativeiro, nos anos 90 na Ásia, chegou a ser de 100 mil !!! hoje, é entre 37000 e 48000, mas na Tailândia os selvagens gira em torno de 1000 animais. Em cativeiro são mais ou menos 3000, ou seja, é muito pouco mesmo.
Um país tão pequeno… do tamanho do Estado da Bahia e recebe 35 MILHÕES de turistas, tudo bem que a grande maioria são chineses e eles estão dominando o mundo hahaha mas imagina como essa economia que é limpa, se bem planejada, é forte lá!
Railay East |
Para os europeus é MUITO BARATO ir pra Tailândia, pra gente tá “pau a pau”, a passagem é bem cara ainda, mas mesmo assim, muitos retornam à Tailândia.
É um país com uma cultura bastante preservada, podemos achar vários atrativos naturais diferentes. Eu pretendo retornar à Tailândia, a região de Koh Tao, o Sul das Ilhas Phi Phi, como Koh lipe, tem Similan também, Kao Yai, Kachananburi, enfim…. tem muito pra desbravar!
Devido a Tailândia ter se tornado um destino tão popular e não ter se planejado e pelo que vi, não está planejando. Nós temos elementos negativos também e isso me decepcionou um pouco, vou confessar.
Na baía da praia mais popular da Tailandia, Maya Bay, havia mais de 20 barcos!! As praias dessas ilhas sao pequenas, então fica bem lotadinha, alguns barcos de chineses chega com 30 pessoas… 40… vi grupos armando “jantar” em Prangnam, em Railay… Se você não chegar cedo em certos templos, também, é uma multidão de gente e 70% das vezes são chineses hahahaha.
Pileh Lagoon em Phi Phi |
Enfim, fiz um pequeno compilado, espero que gostem e compartilhem!
0