Top
6 min de leitura
Marrocos! Um País LINDO, com belezas diferentes e o principal, a religião não é muçulmana xiita, eles são de outra vertente, então achei muito tranquilo viajar por lá. Começamos primeiro com uma breve história sobre o Marrocos e depois entro no roteiro.

O Marrocos está localizado no Norte da África, faz fronteira com a Argélia e Mauritânia. O Marrocos foi “ocupado” devido a Conquista Árabe, mais ou menos no séc VII, a conquista foi uma época de grande expansão dos muçulmanos no entorno do Mar Mediterrâneo. Com isso trouxeram a língua árabe e a religião islâmica.
 
Cerca de 3 séculos depois, dinastias berberes foram surgindo e inclusive chegaram a dominar parte da da Espanha e Portugal que perderam força e logo depois, em 1415, acontece o inverso, Espanha e Portugal dominam o Marrocos.
 
No século XVII, quem se interessa pelo País é a França, afinal o Marrocos é banhado por dois mares e é vizinho da Argélia, que pode proteger a França em caso de conflito. Então o País foi ocupado por franceses também.
 
Após a Segunda Guerra Mundial, Marrocos se torna independente e a monarquia retorna para o Maomé V. Hoje, o Marrocos tem uma das melhores economias da África! Assinou acordos com EUA e UE, passou por grandes modernizações e vem crescendo muito economicamente.
 
O Marrocos recebeu, em 2018, 12 milhões de turistas, e a “industria” do turismo é um dos destaques da economia. Sempre gosto de comparar com o Brasil, nós recebemos 5 milhões, tá bom pra vocês? hahaha.
 
Muitos acham que a capital é Marrakesh ou Casablanca, mas não, a capital é Rabat, porém a maior cidade em termos de habitantes é Casablanca. A geografia do País, resumidamente é formada por cadeias de montanhas – a que se destaca mais é a Cordilheira do Atlas – o deserto do Sahara e o litoral, banhado pelo Mar Mediterrâneo e Atlântico.
 
Em relação à religião, que é o que mais preocupa os viajantes. O Marrocos é 99% muçulmano, desses, cerca de 70% são sunitas e o restante, xiitas. Os sunitas são a vertente mais branda do islã, então é mais difícil haver conflitos religiosos no Marrocos, os países que vemos essas bombas e etc, muito provavelmente são da vertente xiita, então o que eu posso dizer é que eu achei o Marrocos um país seguro para viajar, sim! Uma amiga foi sozinha e achou ok também.
 
A língua que 100% fala é árabe, e quase metade da população fala berbere. Hoje, o francês é obrigatório nas escolas.  O nosso guia, por exemplo, acho que falava 6 lìnguas SÓ! hahaha Falava árabe, berbere, francês, inglês, espanhol e portunhol hahaha.
 
AAhh! Uma curiosidade! Lá, todos os homens se chamam basicamente: Maomé, Mohammed ou Youssef! hahahha
 
Bem, agora começo meu roteiro. Eu fui em Outubro de 2016, então valores eu não vou conseguir lembrar. Essa viagem eu fiz com eu pai, como ele tem 70 anos, para países mais diferentes assim, já fechamos um roteiro do Brasil, privativo pela Aldeia Mundo.
Fomos via Lisboa de TAP para Marrakech e saímos por Tanger, atravessando de ferry para Algeciras, na Espanha. Quem mora mais para a região Sudeste, melhor opção é Royal Air Maroc, principalmente se for fazer somente Marrocos, o voo desce em Casablanca. 

Segue mapa de todo o trajeto que fizemos. Foram 3 noites em Marrakech, 1 em Boumalen, 1 no deserto, 1 em Arfoud, 1 Fez e 1 em Chefchaouen. Onde tem El Aiun aí no mapa, é Chefchaouen, certo?
 

 
Começamos por Marrakech. Chegamos e nosso hotel era beeemmm no meio da medina, só tem graça ficar nesses riads na medina mesmo! Não tem como ir de carro até o hotel, então descemos numa pracinha e fomos andando e o rapaz levando nossas malas num carrinho, nosso hotel foi o Riad SamsliRiad é o nome do estilo da construção das casas, as janelas são voltadas para o lado de dentro e no centro tem piscina ou jardim ou um pátio.

Chegando no hotel
Portinha do hotel
Dentro do Riad
Dentro do Riad

 

Ah! Eu tenho um post sobre riads em Marrakech, acessa pra ler!

 

5 Riads charmosos para se hospedar em Marrakech

6 min de leituraE ai, galera que viaja!! Vai viajar pra Marrocos e não sabe ainda onde se hospedar? Vem ler que eu vou te dar 05 opções de riads super charmosos para você se hospedar em Marrakech!   Mas […]

 

Marrakech é uma cidade fácil, tem uma praça no meio da medina então não se perde, mas Fez é bem diferente. Ficamos a tarde e a noite livre nesse dia. Segue video da Jemaa El Fna, a principal praça de Marrakech, a noite armam-se barracas e servem muitas comidas!



Jemaa El Fna de tarde



e de noite

Mesquita Koutoubia, Tumulos Saadianos e Palacio da Bahia

Começamos o roteiro no dia seguinte, o primeiro ponto é a Mesquita Koutoubia, é a mesquita mais importante de Marrakech, foi construída em 1190 , de frente pra Praça Jemaa El Fna. Na verdade, havia 2 mesquitas, a primeira não era virada para Meca, como são todas as outras mesquitas, daí construíram a segunda e a primeira acabou se deteriorando. Aí na foto mostra as ruínas da primeira e ao lado, a segunda.

Koutoubia

 

Seguimos e entramos a pé no Kasbah de Marrakech, Kasbah é como se fosse uma parte amuralhada, como um forte e fomos direto para os Túmulos Saadianos. Lá estão cerca de 60 túmulos de pessoas importantes ligadas à Dinastia Saadiana.

Entrando no Kasbah de Marrakech

 


Túmulos Saadianos
Túmulos Saadianos


Seguimos para o Palácio da Bahia, cruzando o bairro de Mellah, bairro dos judeus. O Palácio da Bahia é uma construção datada do final do século XIX, hoje é um museu e centro cultural.  

Nas ruas de Mellah

Nas ruas de Mellah

 

Palácio Da Bahia

 

Madraça Youssef e Museu de Marrakech

Almoçamos no Dar Mimoun, comida é boa no começo, mas depois você percebe que são limitados e em 5 dias você já não aguenta mais hahahha Pedimos um cuscuz marroquinho de frango. A tarde fomos à Madraça Ben Youssef. Madraça são escolas islâmicas, e essa especificamente é a mais importante do Marrocos. Abrigava cerca de 900 alunos!

Madrasa Youssef

Madrasa Youssef

Madrasa Youssef

Madrasa Youssef

 
Finalizamos nosso roteiro em Marrakech, no Museu de Marrakech, a construção do palácio é datada do final do século  XIX. O museu é bem simples e pequeno.

Museu de Marrakech
Museu de Marrakech

 

Ah! Se você achou que esse post fui útil para você planejar sua próxima viagem, que tal utilizar meus links de afiliados para emitir tudo da sua viagem? Tenho desde aluguel de veículos à seguros, hoteis e muitos mais! Emitindo nos meus link, eu recebo uma comissão para continuar viajando e trazendo mais conteúdos gratuitos para o blog! Clica aqui para ver mais parceiros.[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

Não esqueça de emitir o seu seguro, inclusive para viagens nacionais!

Só o Booking reúne as melhores hospedagens em qualquer lugar do mundo!

Se você gosta de viajar com um estilo mais livre, alugue seu carro na Rent Cars!

Mas se você prefere um tour com guia, então reserve pela Civitatis!

Viajando e te contando tudo aqui no blog!

post a comment