Acordamos, tomamos café no hotel e fomos em direção à Fez. Segue mapa abaixo do nosso percurso, um dia bem puxado, mas a estrada lá é muito boa.

Já bem mais próximo à Fez, paramos na Floresta de Cedros de Gouraud, onde nós podemos ver os macacos. Só muito cuidado, se eles te machucarem, pode terá que ir ao hospital, macacos podem transmitir raiva, certo?

Floresta de Cedros de Gouraud

Logo mais adiante paramos rapidinho em Ifrane, uma cidadezinha estilo europeu no Marrocos! Totalmente diferente de qualquer outra que passamos, inclusive a apelidaram de “A Suiça do Marrocos” hahaha. Lá, neva bastante no inverno, por isso casas nesse estilo, além de ter uma estação de esqui, provavelmente deve ser reduto dos marroquinos ryccos hahaha.

Ifrane

Seguimos viagem e chegamos em Fez no final do dia. Nos hospedamos, muito provavelmente, no Riad Al Pacha, digo provavelmente porque pelo endereço e fotos é esse, porém na época que fui, o riad tinha outro nome.

Fez foi fundada em 789!!! O Brasil é muito novinho mesmo, né? um baby! É reduto da Universidade mais antiga do mundo em funcionamento, desde 859!! Fez faz parte das 4 cidades imperiais do Marrocos, que serviram de capitais das dinastias, junto com Marrakech, Meknes e Rabat. Enfim, Fez, para nós turistas, não é como Marrakech, fácil de se locomover e de se achar. Muitas pessoas se perdem nas ruelas, então nos falaram para andar somente com guias.

Dia seguinte começamos nosso tour por Fez e segue mapa abaixo:

Saímos do nosso hotel e paramos nos portões do Royal Palace of Fez também conhecido como Dar al-Makhzen. O Palácio tem uma área de 80 hectares e ele não é acessível aos turistas, só podemos contemplar os portões de fora com sua arte zellige, de mosaicos coloridos que eu explico um pouco mais abaixo.

Royal Palace of Fez

Seguimos para um mirante, de onde podemos ver e ter noção do tamanho de Fez. Não consegui achar o mirante no mapa, só sei que dava pra ver toda a Medina.

Vista do mirante para a medina

Próxima parada foi numa fábrica de cerâmica. É um trabalho excepcional e único, eles fazem tanto pratos, bowls como tampos de mesa, por exemplo.

Modelando
Forma de gesso
Ficando dessa forma

Agora entramos na Medina pelo portão Bab Boujloud, tradicional e principal entrada. A partir do portão fizemos tudo a pé com um guia. Segue mapa:

Mapa do nosso trajeto a pé

Portão Bab Boujloud

Pelas ruelas de Fez

Paramos na Madrasa Bou Inania, tem sua construção datada entre 1351 e 57, é a única madrasa com minarete pois além de escola, também era uma mesquita.

Madrasa Bou Inania

Passamos pelo Mausoléu Moulay Idriss II, Idriss governou o Marrocos no século XII, foi uma figura importante no País pois ele fundou a cidade de Fez. Mas somente muçulmanos podem entrar, turistas só podem ver de fora.

Mausoléu Moulay Idriss II

E finalizamos no cartão postal de Fez, que é o curtume de Chouara!! Apesar de lá tem mais 2 curtumes, fora esse, o Chouara é o mais conhecido e maior. Subimos em uma loja, para ter uma vista de todo o curtume! Pra gente que não tem costume, realmente o cheiro é bem forte no local, mas as pessoas te dão um galho de hortelã, se me lembro bem, pra amenizar o odor.

Curtume de Chouara

Retornamos ao hotel e dia seguinte seguimos viagem. Próximo e último post é sobre Chefchaouen e como chegamos à Espanha de ferry.