Seguimos agora para Merzouga, a principal cidade de entrada do Deserto do Saara no Marrocos. Segue mapa do trajeto que fizemos nesse e no dia seguinte, é o mapa vista de satélite para vocês terem a dimensão do desertão que é.

Mapa do trajeto

Saimos de Boumalne e paramos em um mirante para apreciar a Garganta de Dades, esse desfiladeiro que estávamos hospedados.

Gorges Du Dades

Depois paramos em outro lugar que achei INCRÍVEL, não sei explicar bem o porque, só sei que achei, é Gorges du Troda, em português, são as gargantas de Todra. É um cânion cortado por um rio, olha o vídeo do pico! Eu achei LINDO real!

Todra

Seguimos viagem, e, do carro, podemos observar vários “acampamentos” berberes, os berberes estão no País desde antes da Conquista Árabe e até hoje muitos ainda são nômades, eles foram os responsáveis por comercializar e “colonizar” todo o Norte da África. Paramos para ver o local onde vivem.

Dentro dessas “portas” havia MUITO cocô de cabra que só Ala mesmo hahaha. Esse acampamento estava vazio, acho que por conta do clima e comida, daí eles vão migrando.

Paramos para almoçar na casa dos pais do nosso guia, Yussef, na cidade de Arfoud e depois continuamos até Merzouga.

Cuscuz marroquino

Merzouga é uma aldeia berbere, uma das principais entradas das dunas de Erg Chebbi, do Saara. Chegamos nas areais e pegamos nossos camelos para assistirmos ao por do Sol. Quando terminou, fomos também de camelo ao nosso acampamento. Achei bem montadinha as tendas, muito provavelmente ficamos nessa Desert Berbere Fire-Camp. Tem banheiro privativo, cama boa, só achei um pouco escura, mas sério, a dormida foi ótima. Durante o jantar, teve uma apresentação de danças tipicas mas os videos ficaram muito escuros.

Saara

De camelo com a bandeira berbere! E meu pai atrás de mim haha

Acordamos, tomamos um café bem bom e quando estávamos saindo, pude dirigir um pouco hahahah mas é como dirigir nas dunas daqui do Ceará, nada diferente, acho!

Café da manhã no deserto

Seguimos para Arfoud novamente, fizemos um piquenique berbere num Oásis que não sei bem identificar a localização porque foi bem nas brenhas mesmo, só sei que dava pra ver a Argélia já hahahha. Retornamos à Arfoud e assistimos um pouco do Horse Festival, não sei explicar muito bem, só sei que é tradição berbere, parecia uma corrida, homens montados a cavalo que ficavam competindo num local grande e aberto.

Yussef fazendo Tagine de carne
Pique-nique

Horse Festival

Terminado de assistir aos cavalos, dormimos em um hotel que eu achei esquisito no começo, mas foi a melhor janta da viagem, REAL mesmo!!! Nem lembro mais o que era, só sei que era italiana, só lembro que amamos! Foi no Maison Boutchrafine, em Arfoud mesmo.

Próxima postagem finalizo Marrocos com Fez e Chefchaouen.