Não lembro onde eu vi esse livro, mas resolvi comprar essa autobiografia de Joseph Joffo porque queria saber como tinha ocorrido o nazismo na França, já que ouvimos muito falar da Alemanha.
Sinopse do Livro:
Paris, 1941. O País é ocupado pelo exército nazista e o medo invade as casas e as ruas francesas. O Poder de Hitler se mostra absoluto e brutal na França… É durante um dos períodos mais turbulentos da História que a emocionante narrativa de Joseph e Maurice se desenrola. Irmãos judeus de 10 e 12 anos de idade, eles perambulam sozinhos pelas estradas, vivendo experiências surpreendentes, tentando escapar da morte e em busca da zona livre para ganhar a liberdade. Essa é uma história real, autobiográfica, cuja espontaneidade, ternura e humor comprovam o triunfo da humanidade e da empatia nos momentos mais sombrios, quando o perigo está sempre à espreita… Os meninos que enganavam nazistas conta a fantástica e emocionante epopeia de duas crianças judias durante a ocupação, narrada por Joseph, o mais jovem.
Gostou da sinopse? Clica aqui pra comprar!
Abaixo contém spoiler!
Bem então, achei que o livro demorou um pouco pra desenrolar, na verdade tinha a expectativa de que a história seria mais pesada, mas não foi tanto quanto pensei. Não tenho como imaginar como seria eu com 10 anos com um irmão de 12, fugindo por aí dos nazistas, eram apenas 2 crianças, em um risco eminente. E a dor dos pais em ter que mandar todos os seus filhos embora? É algo inimaginável nos tempos de hoje.
A medida que vamos avançando no livro, lemos o quanto eles foram inteligentes e o quanto de sorte eles tiveram, esbarraram por pessoas que os salvaram de ter sido levados aos campos de concentração, até que foram pegos, mas sempre negavam suas raízes.
Um fato que achei muito interessante nesse livro o qual é contado pela mãe de Joseph é que ela foi parar na França, fugida da Rússia por conta de ser judia. Ela conta que fugia dos pogroms russos. Pogroms é uma palavra russa que significa ataque violento. Ela fugia dos pogroms russos, então essa perseguição aos judeus vem de muito tempo, pois conta no livro que ela fugiu no ano de 1905 e a 2ª guerra só veio acontecer entre 1939 e 45. Que doideira isso! Nós estudamos a vida inteiro que o nazismo teria surgido com o Hitler, mas não, ele vinha de muitos anos atrás!
No fim das contas eu gostei do livro, mas como criei expectativas pesadas, acho que isso acabou me frustrando.