Top
5 min de leitura





Ayutthaya foi a antiga capital do Reino de Sião, fundada em 1351 pelo Rei U Thong. A cidade também conhecida como a Veneza do Leste, chegou a ter 300 mil habitantes em 1600, e em 1700, quase 1 milhão de habitantes, era uma das mais desenvolvidas pra época. 

Em 1767, a cidade foi destruída pelo exército birmanês e o que restou dos templos foram tombados pela UNESCO.

Saindo de Bangkok, você pode ir fechando com um taxi o passeio todo (+- 2200 baht), comprar um passeio nas agências (+- 600 baht), ir de van (60 baht, sai da estação Mo Chit) ou, o mais barato, ir de trem (15 baht)!
Se resolverem ir de trem, ele sai da estação Hua Lamphong. O trem tem 2 classes, a mais barata foi 30 baht para nós dois, o vagão é simples, mas não chega a ser desconfortável, nao tem ar condicionado, somente na 2 classe). Quando chegar em  Ayutthaya tem a opção de pegar tuktuk (+- 900 baht passa por todos os templos em 4h) taxi, bike ou moto. E claro, nós decidimos pelo mais louco… a MOTO! uhauhauhauhahuauh

Dica, se for de trem, já compra volta também, compra pra umas 17h… por ai, que dá tempo.

O aluguel saiu 200 baht pelo dia inteiro. O local que alugamos é quase em frente à estação de trem, quando você sai da estação, vai um pouco mais pra esquerda, é do outro lado da pista.

Nossa motinha
O Felipe NUNCA havia dirigido uma moto, ainda mais sendo mão inglesa, então, MUITO CUIDADO!

O rapaz da moto não exigiu nada, nem carteira de habilitação! só passaporte porque, enfim é um documento, ne? hahahahaha

Agora gente, sério, quem fizer de moto, PRECISA estar disposto MESMO! Bebemos quase 6 litros de água nesse dia e não dava nem vontade de fazer xixi pra vocês terem ideia do calor! É +- como o calor do Rio de Janeiro na época do Carnaval, sabe? Muito abafado, o vento vem quente e nós fomos em Fevereiro, Março e Abril faz mais calor ainda. E o mais importante, não esqueçam que lá é MÂO INGLESA. Eu ficava repetindo pro Felipe ficar na mão esquerda hahahah pra ele não esquecer disso e ir na contra-mão. Nós quase morremos nesse dia e em Chiang Mai tb hahahah vou contar aqui.





Segue o mapa abaixo do nosso trajeto. Vou citar aqui os templos por ordem que visitamos: Wat Yai / Wai Chai / Wat Phu Khao / Wat Lokay / Wat Phra Sri Sanphet (em frente à ele tem o Wat Phra Mongkhon / Wat Maha. Mas também podem fazer a ordem inversa.

Se quiserem diminuir templos, eu tiraria o Wat Phu Khao e Wat Phra Mongkhon vou explicar mais abaixo enquanto vou contando.


Wat Chao Phraya Thai, como era conhecido Wat Yai, foi construído no ano de 1357!!! Esse é um dos templos mais importantes pois o rei, na época, U-Thong o proclamou como o templo real. Como Ayutthaya foi invadida pelos birmaneses no fim do século XVI, o templo passou por uma grande restauração e provavelmente foi aí que mudaram o nome para o qual conhecemos hoje. 

No ano de 1767, os birmaneses invadem novamente, o saqueiam e assim o templo ficou abandonado por muitos anos.Somente emm 1950 que foi reestabelecido com um templo ativo e hoje faz parte da UNESCO.

Acho que pelo fato de ainda funcionar, esse é o templo com mais estrutura que você verá, tem lojinhas em frente, onde comprar água e etc. E também tinha bastante gente, tirando o Wat Maha Tat.

Valor: 20 baht por pessoa


Wat Yai Chai Mongkhon
Wat Yai Chai Mongkhon

Pra mim, esse foi o mais bonito, e oque passamos mais tempo. Nunca fui à Siem Riep conhecer o Angkor Wat, mas creio que seja bem parecido.

Wat Chai foi construído em 1630, pelo Rei Prasat Thong, em estilo Khmer, localizado em frente ao Rio Chao Phraya, mesmo rio que passa por Bangkok. 

O templo foi palco de peregrinações e funerais reais até que foi atacado 1767, ficou cerca de 220 anos abandonado e saqueado.

Valor: 50 baht por pessoa

Wat Chaiwatthanaram
Wat Chaiwatthanaram

Vai aqui um vídeo que fizemos durante o trajeto de motoca haha


Depois daí fomos para o Wat Phukhao Thong. Esse é um dos templos que eu tiraria porque ele fica um pouco fora da rota, e o achei estranho, não havia mais ninguém visitando, fiquei foi com medo hahahaha.

Bem, o Wat Phukao foi construído no ano de 1395 e carrega dois estilos diferentes de arquitetura. Pelo que entendi, a base seria em estilo tailandês e a chedi (ou estupa) tem influência do Myanmar (que antes era a Birmânia), já que houve a invasão, os birmaneses construíram essa chedi enquanto estiveram por lá.

Esse templo é o mais diferente que verão em Ayutthaya, realmente tem o estilo dos templos do Myanmar, o esquisito é que não havia ninguém, só tinha nós 2 no templo.

Valor: De graça

Wat Phukhao Thong



Deixamos o templo e seguimos para os últimos que ficam bem próximos entre si.


Sim! ele serviu de fundo para o jogo Street Fighter hahaha. O Buda tem 42m de comprimento e 8 de altura, um pouco menor que o Buda do Wat Pho, em Bangkok. 

A estátua do Buda reclinado é importante para o budismo porque é quando o mesmo estaria entrando em estado de Nirvana, que é o ápice da religião, seria um estado eterno de graça, então os budistas praticam meditações e tentam seguir um estilo de vida correto, segundo a religião. Por isso se vê muitas oferendas nesse templo. 

Historiadores acreditam que esse Buda estaria dentro de um salão que foi destruído no ano de 1767, na invasão birmanesa.





Próximo templo foi o Wat Phra Sri Sanphet que as pessoas incluem também o Wat Phra Mongkhon, pois são templos que tem a mesma entrada, mas eu não perderia tempo com o Wat Phra Mongkhon, é um templo mais novo, eu só entrei e saí e já fui logo pro Sri Sanphet.

O Rei U-Thong, em 1350 ordenou que construíssem um templo onde hoje abriga o Wat Phra Sri Sanphet, a construção foi concluída no ano seguinte e assim Ayutthaya se estabeleceu como a capitão do Reino de Sião. Em 1448 o novo rei construiu um novo palácio e esse ficou sendo utilizado como local religioso. 

No final do século XV, o rei pediu para que fosse feito um Buda de 16m todo de ouro, e assim foi feito, porém quando o Reino foi atacado em 1767, o Buda foi derretido.

Esse templo é considerado o símbolo da província de Atyutthaya.





Seguindo o roteiro, tomamos um leve susto por quase sermos atropelados por um ônibus uaheiauheaihe. Nesses últimos templos nós cruzamos um pequeno canal, só que a “ponte” era de terra, quando a atravessamos, a moto não tinha tanta força, então o Felipe acelerou muito e fomos parar na pista, e um ônibus passaria bem na hora. Graças ao Buda não ocorreu nada, o motorista parou há uns 2m da gente, mas foi um susto GRANDE!


E nosso último templo é um que também apareceu no Street Fighter hahahaha.
Wat Maha That foi a residência do líder dos monges budistas até o final do período de Ayutthaya e também o centro simbólico onde as relíquias do Buda foram consagradas.

Essa cabeça do Buda assim é de mais né? 

Wat Maha That
Wat Maha That

Entregamos a moto, retornamos à estação, fizemos nosso almojanta no único restaurante que fica dentro da estação, por sinal bem arrumadinho e gostoso, se chama The Station e, finalmente, voltamos à Bangkok, são e salvos hahaha.

Restaurante The Station
Arroz frito no abacaxi

Viajando e te contando tudo aqui no blog!

post a comment