Dizer que o Rio é a cidade MA-RA-VI-LHO-SA é um clichê, mas como pode ser tão linda? Você pode me dizer Paris, Londres ou qualquer outra capital, mas nenhuma supera o Rio, pra mim!

Lugar de pessoas bonitas, do samba, praias de água gelada, onde tem o Cristo abençoando e aquele vôo de asa delta único! O Diário de Bordo te leva agora para o Rio de Janeiro!!

Rio, palco de invasões, onde índios e portugueses se aliaram para combater os inimigos franceses junto com outra tribo indígena, vitória dos portugueses. De Salvador, a sede da colônia do Brasil passou a ser no Rio de Janeiro no século XVIII e no começo do século XIX, a corte portuguesa mudou-se para cá, trazendo consigo o “desenvolvimento”. Em 1822, o Brasil torna-se independente e a vinda de estrangeiros à procura de trabalho é bastante intensa, assim o Rio tem um crescimento acelerado e desordenado. A cidade cresce, os cortiços são demolidos e os pobres são obrigados a mudarem para os morros e assim foram formando as favelas. Em 1960, o Rio deixa de ser a capital e Brasília assume o posto.
Fui duas vezes ao Rio, a que pude conhecer melhor, foi com meus pais no ano novo 2008/2009, a segunda foi mais rápida e fiz tudo de novo, em 2010. Vou contar a de 08/09, dando umas pinceladas da segunda viagem.

Fomos de carro do Guarujá, litoral santista, para o Rio. Escolhemos a Rodovia Rio/Santos, bela estrada, beirando o mar, porém Dezembro é verão e chove bastante ¬¬! Chegamos na cidade maravilhosa, tempo fechado, com chuva, e Rio com chuva não se faz nada, afinal todos os atrativos são ao ar livre e rezamos pro no dia seguinte fazer Sol. Ficamos hospedados no Rio Othon Palace, tem uma vista linda pra Copacabana do restaurante que fica na cobertura!

Dia seguinte totalmente aberto! Estávamos de carro e fomos dar um volta, passamos pelo Aterro do Flamengo e paramos no Pão de Açúcar. São dois estágios de subida, tem trilhas e a vista é linda, claro! No segundo estágio tem um heliporto, anfiteatro, lanchonete e área pra eventos. No heliporto tem passeios de helicóptero, o preço não lembro ao certo, mas se não me engano era de R$ 700 pra cima, dependendo do tempo do passeio.
Vista do Aterro do Flamengo
Pão de Açucar e Niterói mais atrás
Vista para Copacabana
Vista para Marina da Glória

Depois fomos pro Morro Santa Tereza onde almoçamos uma feijoada, tentei achar o restaurante que comi na época, acho que foi o Restaurante Aprazível… mas enfim, feijoada no Rio é bom em qualquer boteco! Voltamos pro hotel e como era final de semana, eles fecham a Av. Atlântica e tinha um bloquinho de samba passando, muito bom! Em qualquer época que você vai pro Rio, realmente parece que está de férias, é uma vibe impressionante!

Santa Tereza
Bloco de samba na Av. Atlântica

Amanhã posto sobre o Centro e Cristo Redentor.