1 min de leitura
Acordamos naquele frio, tempo bastante chuvoso e fomos fazer o city tour com a guia, passamos novamente pelas duas mesquitas e descemos para conhecer a Cisterna Yerebatan. Antes de ser uma cisterna, dizem que havia uma basílica que fora destruída por um incêndio e assim acabou tornando-se uma cisterna, quando a Turquia era a Constantinopla e foi utilizada e aumentada até o Séc VI, a água vinha da Floresta de Belgrado por um aqueduto, mais de 15 km de percurso. Dentro tem várias colunas, umas até trazidas de outras cidades, até de Roma, quem sabe.
Cisterna de Yerebatan |
Coluna com a base da Medusa |
Continuando nosso percurso, todo a pé, fomos para o Palácio de Topkapi, onde moraram os Sultões! É lindo e enorme o palácio, com jardins, tem o Harém também e salas com objetos da época e está de frente para o Bósforo, o estreito que separa a Istambul Oriental da Ocidental
Palácio de Topkapi |
Caminha do Palácio |
Finalizamos Istambul no Grand Bazaar, que antes fora um estábulo, hoje tem TUDO que você imaginar, comida, tempero, réplicas de bolsas de marca, frutas, pashminas, ouro, cerâmicas e muitas outras coisas. O paraíso das compras!! Eles adoram negociar com a gente, conversam, já sabiam até o BBB do Brasil: bom, bonito e barato!! Muitos falam espanhol e até arriscam um português.
Grand Bazaar |
No dia seguinte, a neve começou a chegar em Istanbul mas estávamos voando para a região da Capadócia, região essa em que as pessoas moravam como os trogloditas, aliás, alguns ainda moram dentro das pedras. Descemos em Kayserin e nos juntamos a um grupo em uma van até Nevsehir, nosso hotel foi o Peri Tower Hotel, muito bom e novo. Minha primeira impressão foi estranha, a cidade é muito marrom, pelo frio que tava, não tinha ninguém nas ruas, parecia cidade fantasma.
Vista da estrada de Kayserin para Nevsehir |
Nessa noite ainda fomos jantar no Restaurante Evranos que também remete, assim como o hotel, aos que vivem dentro as pedras. No restaurante há danças típicas e um jantar. Achei bem interessante e eles ainda te chamam para dançar!
Segue um vídeo do restaurante:
0