Essa é minha primeira postagem de uma viagem internacional, sem dúvidas foi a que eu mais gostei, a mais diferente, aquela que eu tive um choque cultural. A sessão Diário de Bordo, hoje, fala da Turquia.
O país está entre dois continentes, por isso torna-se tão diferente e rico culturalmente. Antes de se denominar Turquia, a região era chamada de Anatolia e era habitada pelos hititas, povo comparado ao Egito, em termos de poder. Depois de decadências de vários impérios, invasões e a I Guerra Mundial, A Turquia elegeu seu primeiro presidente chamado Ataturk.
Viajamos, eu e meus tios, pela Turkish Airlines, foram 14 horas de vôo com uma parada em Dakar, hoje o vôo já é direto, a aeronave era ótima, achei que as poltronas reclinavam mais, comida boa e bastante etretenimento. De quebra ainda víamos o deserto do Sahara da janela.
Deserto do Sahara, provavelmente voávamos em cima da Argélia
Chegamos a noite e de baixo de chuva em Istambul, principal cidade turca, a que divide Europa e Ásia pelo Bósforo e que antes fora a Constantinopla, a “Nova Roma” por volta do ano 320. Ficamos no Mina Hotel no centro histórico, era bem lindinho e perto de tudo!
Acordamos no dia seguinte e demos uma volta na cidade sem nenhum compromisso, já que nosso city tour com a guia seria no próximo dia. Conhecemos primeiro a Mesquita Azul. A mesquita foi construída no lugar do Palácio Bizantino, na época do Império Otomano (séc XVII). Na foto abaixo podemos ver os muçulmanos fazendo a ablução, é uma lavagem para purificar antes de entrarem na mesquita. Para nós, turistas, entrarem na Mesquita, é preciso estar toda vestida, calça ou saia longa e camisetas sem mangas curtas, para o cabelo, na entrada eles disponibilizam um pano ou você cobre com um que tiver, é proibido entrar de sapatos, no máximo entra de meia.

Mesquita Azul

ablução
Dentro da Mesquita Azul
Andando pela cidade, você escuta a cantoria da hora dos muçulmanos rezarem, segue um vídeo que eu fiz:
Depois passamos pelo Arasta Bazaar, um pequeno shopping ao ar livre do lado da Mesquita para comprar típicos artesanatos, como pratos, enfeites, pashminas, roupas, tapetes e outras coisas, vendedores super simpáticos, adoram conversar com turistas, adorei!. Fomos em direção à Mesquita de Santa Sofia. Santa Sofia era realmente uma igreja (537) que mais tarde tornou-se uma mesquita (1453) e hoje é um museu, desde 1935. Reparem na altura da Mesquita! LINDA! nas laterais tem uns mosaicos encenando Jesus, enfim.
Dentro da Mesquita
Mesquita de Santa Sofia
Zanzamos perto de onde estávamos mas nada cultural, somente lojas e alguns restaurantes.Jantamos em um restaurante de frente para a Mesquita Azul, voltamos para o hotel pra acordar 100% e aguentar o frio que tava.