Top
3 min de leitura
Li diversos sites para saber a origem real do carnaval, em cada um li coisas diferentes, baseado nisso preferi encurtar a história.

A palavra Carnaval, antes carne vale, significa adeus aos excessos, principalmente aos excessos da carne.

Os precursores do carnaval e outras festividades estão relacionadas às civilizações egípcias, romanas e gregas, já que as mesmas faziam festas para agradecer aos deuses a produção, o solo e tudo que era benéfico.

A igreja católica introduziu o carnaval ao seu calendário no século XI, sendo a quarta-feria de cinzas o último dia de festas e o primeiro da quaresma para a Semana Santa. Nessas festas que antecediam a quaresma, as pessoas se esbaldavam com bebidas, comidas e atividades ligadas ao prazer, já que o período da quaresma é de jejum, penitência e privação.

Então em cada país comemorava-se essa prática de uma maneira diferente, uns faziam bailes mascarados como em Veneza, em Roma fechavam até o comércio durante uma semana, já as fantasias são destaques das festas que ocorriam em Paris.

O carnaval no Brasil chegou com a colonização portuguesa que trouxe o entrudo. O entrudo era uma brincadeira que, por sinal ainda ocorre no Brasil, onde as pessoas jogam água, ovos, areia, porém tentaram bani-la pela agressividade, ao mesmo tempo, a Família Real trouxe uma nova idealização de carnaval, com bailes e fantasias. Os ricos brincavam dentro dos salões enquanto os pobres brincavam nas ruas das cidades, e assim foi surgindo diversos tipos de festas carnavalescas. Na metade do século XIX começaram a surgir grupos carnavalescos que desfilavam nas ruas do Rio de Janeiro, porém o entrudo, bailes de salão e de rua não deixavam de acontecer. Na passagem do século XIX para o XX, apesar da influência das vestimentas e brincadeiras dos europeus, a música veio principalmente dos escravos africanos, que é o samba.

O carnaval no Rio começa a entrar em declínio por falta de incentivo, porém nos anos de 1930, o governo começa a investir na festa, prática que acontece até hoje, fazendo do Rio, a cidade do carnaval. Na década de 1970 o carnaval já era um sucesso internacional, deixou de ser apenas um desfile para a classe média e se expandiu para o mundo. No fim da década de 1980, é inaugurada a Passarela Professor Darcy Ribeiro(obra de Oscar Niemeyer), mais conhecida como Sambódromo, e as escolas se estruturaram em uma Liga para ter mais força perante o Poder Público, assim o Carnaval deixa de ser apenas uma festa para se tornar um grande evento empregando milhares de pessoas e gerando renda.

O Carnaval é a festa popular brasileira que mais atrai turistas, segundo o Ministério do Turismo, no ano passado, houveram 6 milhões de viagens, as principais capitais foram: Rio, Salvador e Recife, gerando R$ 5,5 BILHÕES!!! De acordo com a matéria do Ministério do Turismo, Salvador vive de festas populares, tendo gerado cerca de R$ 1 bilhão, em 2012. Cerca de 52 setores da economia são beneficiados, desde bailes, barracas de praia, bares, hotéis, restaurantes e outros.

Carnaval Salvador

Carnaval em Recife/Olinda


Carnaval Rio de Janeiro

…e ainda ler opinião de uma pessoa pública dizendo que se fosse presidente acabaria com o Carnaval, como acaba com uma festa popular brasileira conhecida internacionalmente que consegue gerar tanto emprego e renda? Faz parte da nossa cultura, ela veio de fora mas adequamos do nosso jeito. Deveriam investir sim em conscientização, saúde e toda infraestrutura para proporcionar um carnaval mais “tranquilo”, com menos acidentes, menos drogas e transmissão de doenças, mas dizer que acabaria, acho um pouco ridículo!! 

Fontes:

Viajando e te contando tudo aqui no blog!

post a comment