2 min de leitura
Bem, nesse novo “quadro” do de Mala e Cuia, pretendo mostrar Fortaleza, a os atrativos culturais da cidade que poucos se interessam ou conhecem.
Se os residentes não conhecem ou não dão valor a própria história/cidade, quem dirá os turistas, não é? Eu mesma nunca visitei alguns atrativos e essa é mais uma razão que me motivou a fazer esse novo “quadro” do de Mala e Cuia. Pretendo visitar um atrativo por semana e opiná-lo criticamente.
Maestro Henrique Jorge e família – Imagem Arquivo Nirez |
Passeio Público, onde a alta sociedade de Fortaleza desfilava com seus longos vestidos e paletós, no começo do século XX, imitando a Europa, antes fora conhecido por Praça do Mártires, onde foi palco de fuzilamentos no fim da Confederação do Equador, no século XIX, dentre eles podemos citar os líderes mais conhecidos nossos: Pessoa Anta, Padre Mororó e Feliciano Carapinima, os quais lutavam para que o Brasil se tornasse uma república.
Nomeado, primeiramente, como Campo da Pólvora, a primeira praça da cidade foi uma idéia do presidente da província, a mesma ainda teve muitos outros nomes, porém o oficial é Praça dos Mártires, mas até hoje é conhecido como Passeio Público.
A praça começou a ser construída, no fim do século XIX, e era dividida em três estágios, separando as classes sociais.Podemos ver na foto, uma família que seria classe Alta, reparem nas vestimentas, deviam sofrer nesse calor. Pouco tempo depois as duas, que hoje é a Av. Leste-oeste, foram desativadas e a parte de cima que atualmente conhecemos fora dividida entre as três classes sociais. Na última década de 40, houve uma reforma e teve como inspiração o Passeio Público do Rio de Janeiro. Em 1963 ela foi tombada pelo IPHAN e alguns anos depois a praça entrou em decadência.
Passeio Público – Imagem fortalezanobre.blogspot.com.br |
Na década de 90 até os anos 2000, o Passeio Público estava completamente abandonado, porém foi restaurado e requalificado e hoje há um alto fluxo de visitantes, principalmente residentes!!! O Café Passeio serve almoço todos os dias e aos sábados tem uma feijoada com direito a muito Blues, a noite, na sexta há um happy hour das 17h às 22h.
Passeio Público |
Baobá |
Passeio Público |
Feijoada no Café Passeio |
Endereço
Rua Dr. João Moreira, s/n – entre a 10ª Região Militar e a Santa Casa de Misericórdia.
———————–
Na primeira vez q eu fui almoçar no Café Passeio, me surpreendi, e é porque na época não tinham tantas mesas, acho que não chegava a 10, agora multiplicou o número de mesas, fiquei realmente impressionada com a quantidade de pessoas e feliz por esse local tão lindo está sendo muito bem aproveitado. Acho que o que falta aqui em Fortaleza, é divulgação e incentivo! Aproveita para fazer um pique-nique, a grama é limpa e a praça está super bem cuidada. ✈
Fontes:
0