Viajantes, como alguns sabem, eu fotografo como hobby o Régis, foi meu professor e junto com o Bola da Aldeia Mundo, eles organizavam alguns rolês fotográficos, um deles foi para quixadá..

Quixadá foi moradia das tribos indígenas Tapuias e Canindés, viveram lá até a chegada dos brancos na região, século XVII. Depois de muitos conflitos, foram praticamente extinguidos, pois os brancos queriam ocupá-la para a pecuária e assim começou o “re”povoamento da região. A partir da segunda metade do século XVIII, Quixadá começou a se desenvolver com a Fazenda Quixadá, onde hoje é a Praça Coronel Nanam, a chegada da ferrovia no século XIX que liga Fortaleza ào Cariri foi de extrema importância, bem como a construção do Açude do Cedro, por Dom Pedro II, a qual foi uma das primeiras obras de combate à seca no Brasil. Hoje, Quixadá vive principalmente do terceiro setor, industria e agropecuária vem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Distante 180km, partimos às 7 e meia da manhã de Fortaleza em direção ao sertão cearense. Chegamos em Quixadá. Os inselbergs ou monólitos fazem parte da Unidade de Conservação de Proteção Integral do tipo Monumento Natural. Tombado pelo Iphan, os monólitos jamais poderão ser destruídos, a área deve promover e desenvolver o ecoturismo.

Enquanto isso no bus… haha – Imagem Régis Capibaribe
Fundão! – Imagem Régis Capibaribe

Os primeiros pontos para fotografar e conhecer foram o Santuário Rainha do Sertão e a rampa de voo livre. Os dois pontos ficam no Morro do Urucu, somente lá em cima a estrada se divide, pro lado direito é o Santuário e pro lado esquerdo, a rampa de voo. Se for de bus,  terá que subir todo o morro a pé ou pedir carona pra alguma carro que tiver subindo, se for de carro, dá pra subir até lá em cima. De lá vê-se todos os monólitos da região, é lindo! Nesse mês de Novembro houve o 18º XCeará-Mundial de Voo Livre, infelizmente não deu pra pegar o campeonato, mas deu pra tirar fotos de alguns pilotos.

Rampa de Voo Livre – Imagem Regis Capibaribe
Subindo pra rampa e santuário – Imagem Regis Capibaribe
Santuário – Imagem Natan Garcia

Vooaa
Rampa de voo

Panorâmica

Fizemos o check in no Hotel Vale das Pedras (muito bom, por sinal)e o resto do dia foi livre.. A noite fomos jantar uma pizza no restaurante Bom D+, em Quixadá mesmo. Outra opção, seria o Raízes.

Agregando valor! – Imagem Regis Capibaribe

Aula de Pilates com a Profª Julyana Cid – Imagem Regis Capibaribe
Aula de Pilates – Imagem Regis Capibaribe

No dia seguinte acordamos cedo pra subir a Pedra da Galinha Choca, que fica de frente pro Açude do Cedro, a 5km de Quixadá. A subida tem mais ou menos 1,5km, é um pouco difícil em certos pontos, mas nada impossível! O nosso guia Gildo, e o filho nos ajudaram em diversos pontos, amarrando cordas para auxiliar tanto na subida, quanto na descida.

Antes de subir – Imagem Regis Capibaribe

Alongamento com a Profª Julyana – Imagem Regis Capibaribe
Galheera – Imagem Regis Capibaribe
Subindoooo – Imagem Regis Capibaribe

A vista de lá é linda, dá pra ver todos os monólitos da região.

Panorâmica

Monólitos

Descemos e demos uma volta em cima do Açude do Cedro. Lá tem infraestrutura, alguns restaurantes, lojinhas, mas tudo bem simples tanto no começo, quanto no fim da barragem do açude.

Em cima da barragem

Açude do Cedro – Imagem Alex Mendes

Retornamos pro hotel e a noite voltamos pra Fortaleza.

————–

Pra quem vai a Quixadá, também pode conhecer a Serra do Estevão, que fica a 24 km, segundo o guia Gildo, o por do sol da Galinha e da Serra do Estevão (mais especificamente nas antenas) são lindíssimos!

Quixadá é uma cidade que poderia crescer mais ainda com o desenvolvimento do ecoturismo e incentivar mais ainda o turismo esportivo, já que parte do ano é favorável aos voos livres.

A linha férrea que sai de Fortaleza e passa por Quixadá, poderia ser utilizada também como transporte de passageiros. Mas como tudo no País, falta mais incentivo.

————–

Agradecimento aos turistas, galera super animada e acolhedora!! Agradecimento especial ao Régis da Imagemtudo, à Julyana, professora de Pilates e à toda equipe da Aldeia Mundo, Bola, Raquel e Carlos que fizeram dessa viagem, uma vivência incrível.

Guia da Galinha Choca Facebook do Gildo / Instagram do Gildo 88 99662-6565 (não sei se ainda é o mesmo número)