Hoje, as favelas do Rio se tornaram pontos turísticos, aliás, possivelmente atrativos turísticos. Não há apenas a visita, se quiser, pode se hospedar e viver a vida na favela, acho que os brasileiros não ligam muito porque já convivemos com isso diariamente mas quem é de fora, com certeza acha uma experiência incrível.

As favelas começaram com os cortiços no início do século XX, sendo o mais conhecido no Rio, o Cabeça de Porco. Lá viviam várias famílias em condições precárias, além de ser considerado reduto de vagabundos, higienistas na época diziam que o local era foco de doenças. Com a expansão da cidade do Rio, o prefeito chamado Pereira Passos, na época, decidiu acabar com os cortiços e as pessoas que moravam no Cabeça de Porco mudaram-se para o conhecido Morro da Providência. Dizem que umas das donas do cortiço era proprietária de terrenos no Morro da Providência, assim ela foi alocando-os novamente, então consituiu-se a primeira favela do Rio, chamada de Morro da Providência.

Voltando ao hoje, fui atrás de saber onde eu conseguiria fazer um tour nas favelas, achei várias agências, mas agência não era bem o que eu queria, queria ir por algum morador da própria favela, então cheguei ao Thiago Firmino da Favela Santa Marta Tour, por um amigo meu que foi meses antes e era exatamente o que eu queria, um morador. Ficou acordado entre nós um dia nas favelas, Alemão, Santa Marta e Mirante Dona Marta, ao entardecer.

Cheguei no Rio e o Thiago me buscou para almoçar. Primeira parada: almoço no Bar do João, na entrada do Morro da Favela Santa Marta, muitaaaa comida e muitoo boa!! Depois seguimos para o Complexo do Alemão.  O Complexo é um bairro da Zona Norte do Rio, leva o nome de Alemão, pois, em 1920, um polonês possuía terras no Morro, porém o mesmo ficou conhecido como alemão, então daí vem o nome de Morro do Alemão. A área que antes era industrial, começa a formar favelas, hoje vivem cerca de 200 mil pessoas no Complexo do Alemão.

Chegando no Complexo, a guia Nathália Menezes se juntou a nós e fomos desbravando a favela. Fomos em Campo do Serra, onde tinha um quadra q ueestava prestes a inaugurar, depois de lá seguimos para a estação Alemão, Thiago nos deixou na avenida principal e subimos o próprio morro do alemão até chegar na estação. Como era dia de semana a tarde, não havia muita movimentação nas ruelas. Pegamos, então, o teleférico e descemos na estação Itararé/Alvorada. Do teleférico ou das estações você percebe como o alemão é ENORME, sem contar com o outros bairros próximos.  Descemos do teleférico, Nathália ficou por lá e eu e Thiago voltamos para o Santa Marta.

Complexo do Alemão

Teleférico do Complexo do Alemão

Chegamos na primeira favela pacificada, Santa Marta. Chegamos por cima e paramos em um mirante (não é o Dona Marta), onde se tem uma vista linda pro Pão de Açucar, logo depois seguimos pra favela. Chegamos por cima e de lá passamos pela base da UPP, vê-se as marcas de tiro onde, antes, seria uma creche. Cerca de 6 mil pessoas vivem no Santa Marta, é uma favela pequena e que tem uma linda vista pra Ipanema, lagoa e Cristo. A medida que fomos descendo, fui achando o Santa Marta mais ‘ativo’ do que o Alemão, pois era a hora que todos estavam chegando em casa do trabalho e escola, vi crianças jogando futebol e outras competindo no peão, até tentei jogar, mas sem muito sucesso haha. Passamos pela estátua do Michael Jackson, pois o mesmo gravou um clipe na favela, chamado they don’t care about us. Depois, Thiago me levou até a casa dele onde fez uma caipirinha e, em frente, há uma lojinha de artesanato.

Mirante
Michael Jackson
Meninos jogando peão

Vista da favela pra Ipanema e Lagoa Rodrigo de Freitas
No passinho do funk haha

Fomos descendo até o pé do morro, onde ficam as famosas casinhas coloridas, antes disso dancei um funk com as crianças que encontrei no meio do caminho hahaha. Chegando lá embaixo, pegamos o plano inclinado para pegar o carro e ir no Mirante Dona Marta, que fica no mesmo morro, só que mais acima. Chegamos anoitecendo no Mirante que tem uma vista linda pro Rio, infelizmente nao conseguimos chegar no por-do-sol, mas ainda irei novamente.

Casinhas coloridinhas do Santa marta

Guia Thiago e eu

Tive a oportunidade também de subir o morro do Vidigal para ver a vista do Morro Dois Irmãos. Peguei um taxi e desci na entrada da Favela do Vidigal, que também é pacificada, (normalmente os taxis não sobem o morro pois é dificil fazer a volta com o carro, não é por questão de segurança). Chegando lá falei com o primeiro mototaxista que vi, Romano é o nome dele, ele me convenceu a subir o Morro Dois Irmãos, pois na verdade eu ia para um dos vários mirantes do Vidigal, o Mirante do Arvrão, mudei de plano e subi o Morro Dois Irmãos. Fechamos a subida até onde a moto pode ir, por R$10,00 (1 pessoa) e ele nos acompanharia na trilha por R$50 (valor pra duas pessoas, estava eu e outra pessoa).

Vai uma carona aí? haha

Subindo a trilha que eu quase MORRI hahaha, passamos por algumas bifurcações de outras trilhas mais ‘esquecidas’, as quais eram usadas para o tráfico de drogas entre a maior favela do Brasil, a Rocinha e o Vidigal. Enquanto subimos dá pra ver a Rocinha e a praia de São Conrado com a Pedra da Gávea ao fundo.

Rocinha, Praia de São Conrado e Pedra da Gávea

Chegamos no topo do Morro Dois Irmãos e me deparo com a vista MAIS linda do Rio, na minha opinião. Dá pra ver TUDO, Lagoa, Ipanema, Cristo até Niterói. Sério, tem como não amar essa cidade???

Visto do Morro Dois Irmãos

Depois de admirar, desci e almocei em um restaurante no Vidigal porém não guardei o nome, comida mt boa e super barata. Os restaurantes ficam perto da entrada do morro, já dentro do Vidigal!

———————–

Recomendo a todos conheceram as favelas pacificadas, no total são 10, um ótimo site para ver é Guia das Favelas! No Vidigal eu vi mais turistas gringos do que brasileiros –‘, repito que acho que como já convivemos com favelas em todas as nossas cidades, isso já se torna normal, mas lembre-se que as vistas mais lindas do Rio, são das favelas.

Quem quiser se hospedar nas favelas, no
Favela Santa Marta Tour tem informações sobre hospedagem lá mesmo e no Vidigal além de quartos, tem hostels também, como esse muito top, Hostel Mirante do Arvrão. .