Roteirinho da semana é MÉXICO!!!!

Riviera Maya, sua LINDA!!! Nunca vi um mar tão azul na minha vida.

Vamos começar com uma introdução à cultura e história mexicana! Bem, o México teve vááárias civilizações ao longo dos milhares de anos, dentre as mais conhecidas e que tiveram contato com os espanhóis foram asteca, teotihuacan e maia. Essas civilizações foram bem avançadas, estudos dizem que eles utilizavam matemática, engenharia (não é a toa aquelas pirâmides ainda estarem de pé), astronomia, medicina e etc. A civilização maia, que foi a civilização que se estendeu pela Peninsula de Yucatan (toda essa região do roteiro) e até mesmo em outros países da América Central, nunca desapareceu, os maias foram se misturando ao longo dos anos com os espanhóis e entre os próprios maias, porém as raízes permaneceram, tanto que alguns ainda falam dialetos maia.

Mapa do México

Vou falar um pouco da história de como o turismo se desenvolveu nessa região: Cancun era um povoado pequeno até os anos 70 quando o presidente, na época, chamado Echeverilla viu a potencialidade que a região tinha de atrair turistas, então começou a desenvolver o turismo. Construiu novas estradas, o aeroporto internacional de Cancun, incentivou a vinda de grandes resorts, condomínios e shoppings fazendo um corredor turístico na Kukulcan (principal via em Cancun, a dos resorts). Quem dominava o turismo na época era a tão conhecida Acapulco do Chaves haha.

Cancun Antes
Cancun Hoje

Hoje, Cancun atrai milhões de turistas todos os anos, tanto pela história (Chichen Itza, Tulum e Cobá são as principais cidades maias), pelas belezas naturais (mergulhos em cenotes ou em mar aberto), pela cultura, como pelos resorts, enfim, há milhões de diferentes motivos para vistar a região da Península de Yucatan, no México.

Bem, eu, particularmente, sempre tive vontade de conhecer o Mexico, acabei fazendo amizade com uns mexicanos durante a Copa e eles me disseram que quando eu fosse, ficasse na Playa del Carmen, a 70 km de Cancun.

Eu e mais duas amigas escolhemos o Mexico como próximo destino e resolvemos dividir as hospedagens, 4 noites em Playa del Carmen e 4 em Cancun, para atender a todos os gostos (eu detesto resorts =x). Fechamos com a extinta Casablanca Turismo os hotéis e passagens e lá resolveríamos o carro e passeios, quando chegássemos.

Minhas amigas moram no Rio e foram pela American Airlines, via Miami, eu fui pela Copa Airlines, via Panamá. O voo de Manaus para o Panamá é feito em um avião da Embraer 2-2 (tipo os da Azul regional), muito pequeno, porém todos os serviços de bordo foram ótimos! Cheguei no Panamá pela manhã, o aeroporto de Tocumen (PTY) é grande mas achei um pouco antigo. Você encontra tudo lá, maquiagens, bolsas de marcas e muitas lojas de eletrônico com preços muito parecido com os EUA. Panamá está se tornando um ótimo destino de compras e leva vantagem de ser mais perto de nós.

Aeroporto de Tocument (PTY)
Na aeronave, escolhi o assento da janela no lado esquerdo do avião, porém o piloto dá uma volta em Cancun antes da aterrissagem para que todos os passageiros contemplem aquele mar MEGA AZUL. Desci e esperei uns 40 min até que as malas fossem liberadas, pois todos os voos que chegam da America do Sul/Central são revistados minuciosamente atrás de drogas e descobri que os voos da American Airlies aterrissavam em outro terminal –‘, ou seja, eu teria que ir andando até o outro terminal para encontrar com as amigas.

lindimais!!!

Ao chegar fora do desembarque, comecei a conversar com um taxista, falei que iríamos alugar um carro e que tinha que ir ao outro terminal encontrar com as amigas. Ele já chamou um rapaz de uma locadora e já me deu o valor de um Jeep US$ 480,00 por todo o período (eu tinha visto por US$ 600,00 e tanto). Quando elas chegaram, concordamos em alugar, foi um risco que corremos, mas percebi que o taxista conversava com muitos funcionários do aeroporto, isso foi o que me “tranquilizou”.

Enfim, pegamos um Jeep Patriot com GPS (que não achava nenhum lugar haha) no valor total de US$ 520,00 e fomos em direção à Playa del Carmen! Ficamos no Hotel Hacienda Real Del Caribe, localização ÓTIMA!!!! a uma quadra de todo o furdunço da cidade hahaha. Deixamos nossas coisas no hotel e fomos almoçar!!

Do aeroporto à Playa del Carmen
Primeiro, AMAMOS a cidade, é linda, super agradável de sair na rua, a 5ª avenida não passa carro, todos andando a pé, com muitas lojas de artesanato, restaurantes chiques ou simples, bares, boates, enfim, tudo pra todos os gostos. Escolhemos o restaurante La Parrilla Mexican Grill que fica na Av Constituyentes com 5ª. Pedimos um Guacamole, com nachos e um ceviche, como prato principal pedimos frutos do mar numa grelha, vinha camarão, lagosta e peixe, TUDO UMA DELÍCIA! Cada uma desembolsou US$ 28,00

Playa del Carmen – 5ª avenida

Guacamole + nachos + ceviche
Camarão + Lagosta + Peixe na Grelha

Demos uma voltinha na 5ª avenida e fomos pro hotel dar um descanso. A noite, meus amigos mexicanos foram pra Playa de Carmen e nos levaram primeiro na Diablito Cha Cha Cha, na rua 12 (a rua 12 é a rua das baladas). A Diablito pela manhã é um restaurante e pela noite é um bar, estilo lounge, tocando house.. lounge… Tomamos uma lá e depois fui com eles para a Mandala que fica de frente. Mandala é uma balada estilo boate, mas o ambiente é todo aberto, música ótima, tem mulheres semi nuas dançando em umas “gaiolas” e paga pra entrar, porém como fui com os mexicanos não sei quanto foi.

Diablito Cha Cha Cha (foto sem foco)
México + Brasil – Diablito Cha Cha Cha

Mandala (cedo ainda)

A rua 12 tem várias opções de boates, La Vaquitas, Salsaneira, Coco Bongo e outras, chegamos na semana então não tava muito agitado, mas foi ficando a medida que vinha o feriado de Carnaval e Valentine’s Day.

Amanha falo sobre Tulum, Cenote Azul e mais baladinhas!!