Viajantes, vamos ao primeiro post da Grécia?

Aqui trago dicas rápidas da Kefalonia, pra você montar o seu roteiro!

Nesse post vou dar uma explanação geral sobre a ilha, com sugestão de roteiros, dias, hospedagem e passeios.

A Kefalonia faz parte das Ilhas Jônicas, fica do lado esquerdo da Grécia, como mostro no mapa abaixo. Outra ilha também muito conhecida na região é Zakynthos, que possui a praia que já foi eleita 59287459874598 vezes como a mais bonita do mundo, a Navagio Beach ou Shipwreck Beach.

Mapa da Grécia
Mapa das Ilhas Jônicas

Nesse lado também tem as ilhas de Lefkada e Corfu (tem outras, mas menores e menos conhecidas também), pra combinar o roteiro a maioria das pessoas fazem Lefkada, Kefalonia e Zakynthos.

O verão europeu é seco, então entre Maio e Setembro são os melhores meses. Fomos no meio de Setembro e pegamos uma noite de tempestade (com direito a ventania, trovão e etc), mas no dia seguinte tava tudo ok. Em Setembro a água do mar não era quente como as praias do Ceará, mas eram ótimas!! diferente do Rio de Janeiro que tá um calor da Porra e a água é extremamente gelada. A noite e de manhã cedinho fazia um friozin de leve e o resto do dia era calor,m as não de matar, uma temperatura ótima!

Olhando a previsão do tempo todos os dias 10 dias antes da viagem, eu percebi que as nuvens chegavam do Norte da Europa em direção às Ilhas Jônicas, enquanto as Cíclades não tinha uma nuvem sequer, então é mais garantido pegar tempo bom no começo de Setembro.

Se você só puder ir em Abril ou Outubro, você vai, mas vai sabendo que pode pegar mais dias de chuva, um pouco mais de frio…  ou talvez água mais gelada, ou talvez um solzão e calor, clima é algo muito doido, nunca se sabe, né?  Em compensação, Abril e Outubro os preços devem ser mais em conta, as praias mais vazias e possivelmente nem tudo estará aberto, pois só abrem para o verão.

Acompanhando os grupos de whatsapp que tenho sobre a Grécia, Setembro parece ser um mês com bastante ventania, tanto nas ilhas Cíclades como nas Jônicas, então pode acontecer de ferries serem cancelados por conta das ondas e a locomoção entre as ilhas são feitas somente por eles.

Nós entramos pela Itália, havia voo direto Milao/Kefalonia, porém esses voos não saem todos os dias. Vi também que tem de Londres…. Munich… Athenas. O ideal é fechar o aéreo Brasil/Europa combinando com as datas do voo para Kefalonia.

Essa foi a maior dúvida que eu tinha quando fui fechar minhas hospedagens e vou fazer uma breve explanação sobre as cidadezinhas.

Uma sugestão que a maioria faz é se hospedar em duas regiões, uma mais no Sul e outra mais no Norte/Centro. No meu caso escolhi Agia Effimia (no Centro) e Argostoli (no Sul).

Escolhemos Agia por ser mais central e pelo bom valor da hospedagem e Argo por ser mais próximo ao Porto de Pessada (para fazer o bate volta à Zakynthos) e também do aeroporto.

Com certeza é uma das principais opções de hospedagens na ilha, é a cidadezinha mais fofínea, com os restaurantes super bem montados, modernos, lindos! Lojas lindas também. Ela fica beeeem no norte da ilha, mas hoje vejo que ficar no meio da ilha foi a melhor escolha que fizemos. Por ficar muito no norte, passaríamos mais tempo nos deslocamentos, as estradas lá são muito sinuosas, beirando precipícios, precisa estar atento e ter bastante cuidado.

Outra cidade fofínea, e talvez se eu voltasse, escolheria ficar nela. já fica mais pro meio da ilha, ela é bem charmosa com uma pequena enseada e da vila podemos avistar um castelo.

Ficamos nessa cidadezinha, a grande vantagem foram os valores melhores de hospedagem, a localizacão era mais no meio da ilha com fácil acesso à todas as praias. mas ela não é tããão charmosa quanto a Assos e Fiskardo.

Minha amiga que estava lá nos mesmos dias que eu, se hospedou em Divarata. Ela curtiu muito, fica entre a praia de Myrtos e Agia, mesmo a cidade não sendo no litoral, tem uma ótima localização e bons restaurantes.

Foto @liviajaa_

Fica abaixo de Agia Effimia, não é tão charmosa, prefiro a localização de Agia e a cidadezinha do que Sami.

É a capital da ilha, cidade já maior, mas sabe que gostei muito de lá? ficamos 2 noites, num hotelzinho muito bom, a cidade tem um calçadão na praia, muitas opções de restaurantes e bares e é uma ótima base para quem quer fazer o bate volta a Zakynthos, já que o porto de Pessada fica a 20min somente e o aeroporto a 15min. Minha amiga ficou na praia de Lassi ao sul de Argostoli, a praia lá é de areia com água azul também.

Atravessando de ferry saindo de Argostoli, você vai parar em Lixouri, não deu tempo de passar por lá, mas é uma cidade pequena também, boa base para conhecer Petani e Fteri.

Com certeza absoluta, de carro alugado! De novo vou dizer que as estradas são sinuosas, um pouco perigosas, tem que andar devagar e com bastante atenção, mas não vimos e nem tivemos nenhum problema. A facilidade de ir às praias com carro alugado é infinitamente melhor do que com agências com passeios com horários limitados, sem contar que sai MUITO mais em conta.

Chegando nas praias de carro, você pode alugar barcos para ir às praias que não chegam de carro. Em Agia, Fiskardo e Fteri você consegue alugar com certeza, nas outras eu não tenho certeza.

Segue vídeo no caminho de Assos.

Vou dizer aqui o que seria o roteiro ideal pra mim, somente com dias inteiros.
Dia 1 – Barco em Fteri (pode ir até Myrtos)
Dia 2 – Barco em Fiskardo (ir às praias ao redor)
Dia 3 – Assos + Myrtos Beach
Dia 4 – Melissani Cave + Antisamos Beach + Drogarati Cave (ou não)
Dia 5 – Petani Beach + Lixouri
Dia 6 – Zakynthos (bate volta na Navagio)

Poréemm, eu tive 4 dias inteiros e no dia do meu check out meu voo saiu as 20h aí fizemos o seguinte:
Dia 1 – Barco em Fteri + Myrtos
Dia 2 – Melissani + Assos + Fiskardo
Dia 3 (choveu essa madrugada e tinha previsão de chuva pro dia todo, mas só nublou um pouco) – Antisamos + Drogarati Cave
Dia 4 – Bate volta em Zakynthos
Dia 5 (nosso voo era somente as 20h) – Vinícola + Monte Ainos

O melhor é que como anoitece tarde, dá tempo de fazer todas essas praias (amo o verão europeu e o verão do sudeste do Brasil hahahahaha).

Mirante da Navagio Beach

Fechei nossas passagens em Junho pra ir em Setembro, quando fui ver as hospedagens em Junho já tinha poucas opções e MUITO caras!! Então preferimos fechar apto com 2 quartos no booking em Agia que pagamos lá na hora o valor de EUR 240 por 3 diárias sem café e um hotel em Argo, 2 diárias em um duplo e um single por EUR 370, os 2 com café .

O carro saiu bem em conta também, foi um Micra da Nissan, 5 diárias por R$ 454 + 16 euros na hora.

Em relação às comidas, a gente não chegou a gastar acho que nem 60 euros por dia para 3 pessoas (contando com café, às vezes almoço e janta), os pratos eram grandes e lá o custo é barato.

Todos os valores vou contando ao longo do roteiro, certo?