História do Pólo Gastronômico da Varjota
Procurei algumas informações mas não se acha muito. Li que a Varjota sempre foi um bairro de pescadores, enquanto os homens iam para o mar, as mulheres deles acabavam montando pequenos restaurantes e assim foi surgindo o que chamamos hoje de Pólo Gastronômico da Varjota!
Além de restaurantes, sorveterias, cafés, também tem festinhas, é uma ótima pedida para um passeio tranquilo em Fortaleza!
Observando o mapa, nós vemos que a Varjota, na verdade, é apenas um triângulo, o que consideramos o Polo Gastronômico, também pega a Aldeota e o Meireles, mas todo mundo acaba chamando de Varjota!
Roteiro
Gente, eu comecei pelo Baretta, depois fui até o Museu da Fotografia. Voltei um pouco para a Pittucio Gelato e fui até o Côco Bambu.
Atrativos
No Polo Gastronômico da Varjota temos o Museu da Fotografia! É um museu mais recente que é muito legal de visitar! São 3 andares de exposição e a entrada é gratuita!
No primeiro andar estava a exposição “O olhar não vê, o olhar enxerga”, com fotografias lindas e de fotógrafos muito populares como Albano, Bresson e Steve Mccurry.
No segundo andar havia a exposição “Não danifique os sinais” com fotografias FODA como as de Serra Pelada de Juca Martins e várias de Lampião e Maria Bonita na época do cangaço, inclusive da morte deles. falando nisso, eu viajei para Piranhas em 2019 e tive a oportunidade de ir ao local onde o bando de Lampião foi encontrado, morto e teve sua cabeça exposta e fotografadas, que são essas fotos que estão no museu!
No último andar estava a exposição dos retratos de Bob Wolfenson.
Restaurantes
Restaurantes são o forte do Pólo Gastronômico da Varjota!
Pra quem quer uma opção mais regional, pode tentar no Carneiro do Ordones, eu sempre vou lá e peço a maminha no quilo e um baião tradicional que é maravilhosooo, super suculento, molhadinho! No mesmo estilo de culinária, tem a Picanha do Augusto, mas eu mesma nunca comi lá. Indo mais para frutos do mar, tem a opção do Colher Mar e Sertão.
Para quem está com um grupo de pessoas que cada um quer comer algo diferente, o Côco Bambu é uma ótima pedida! O cardápio deles é mega variado, tem pizzas, crepes, frutos do mar, carnes, frango, enfim, pra todos os gostos!
Pra quem curte uma opção mais oriental, tem o Zaiko e Coni Maki e para quem quer hamburger, tem o Ollis Burger.
Partindo para algo mais italiano, tem o famoso Caravaggio e o Baretta que é novo e eu tive a oportunidade de almoçar lá. O Baretta tem dois menus, o menu normal e o executivo que é oferecido somente de segunda à quinta. O menu executivo custa R$ 69 e você tem direito a uma entrada, prato principal e uma sobremesa. Na entrada eu optei pela polenta com ragu de linguiça, o prato principal foi um peixe com legumes, mas gente, a sobremesa, só digo uma coisa, provem o pudim de leite com caramelo salgado, é MA-RA-VI-LHO-SO!
Menu Executivo do Baretta
Doces
No Polo Gastronômico da Varjota, só o que tem é doceria!!! Começamos pela San Paolo, que é conhecida por fazerem um sorvete misturado com vários outros doces numa chapa. Tem também a Magus, Belluci, Yozenn, outras três sorveterias, Empório Browne o Trevo Açaí.
Mas eu fui mesmo foi conhecer a Pittucio Gelato, uma sorveteria italiana deliciosa!!! Tive a oportunidade de provar 3 doces do cardápio deles! Charutinho, o próprio gelato e o bolo húngaro. o Charutinho é como se fosse um canolli, não sei se vocês conhecem, mas é tipo uma massa, envolta de chocolate e com recheios variados, eu escolhi Ferrero Rocher, que aliás, é o autêntico! No caso do gelato, eu escolhi o de iogurte com amarena, amarena é uma cereja típica da Itália, ela é um pouco mais azedinha, mas casa super bem com o doce do sorvete, viu? e o terceiro doce foi o bolo húngaro!! essa opção é um pouco parecida com o petit gateau, tem um bolinho quente levemente amargo, por cima, vai uma bola de sorvete que nós podemos escolher entre os mais de 20 sabores disponíveis e ainda colocam uma casquinha e calda de chocolate por cima!
Gente, é um doce mais gostoso que o outro, além do local ser lindo e super instagramável!
Cafés
Em relação às cafeterias, eu fui há uns anos atrás na Benévolo, que aliás, também é uma sorveteria. Lá também tem o Loft Brunch e a Bleecker (inclusive está no Prime Gourmet).
Saindo um pouco mais do miolo do Polo Gastronômico, tem a Pãine.
E as baladas???
De balada tem o Pagode da Diretoria, que tá bem em alta. Outro lugar animado é o Mercado Meireles, que é um food mall e no mesmo estilo do Pagode da Diretoria, tem o Samba do Vila que já fui vááárias vezes e eu adoro, inclusive fiquei noiva lá HAHAHA! Também tem o Bar da Varjota e outro lugar novo é o Buteco Dona Maria, ambos não conheço ainda.
Curtiu esse post?
Então você vai curtir esses também: