O principal parque nacional para fazer safári na Namíbia é o Etosha, o mesmo, possui uma área de mais de 22mil km², desses, 5mil km² é ocupado pelo que eles chamam de pan. que é uma panela de sal, formada a milhares de anos quando o Delta do Kunene secou e o leito do rio acabou mudando, assim como Sossusvlei e Deadvlei.
A unidade de conservação existe desde o ano de 1907 e era quatro vezes maior do que hoje, foi diminuindo ao longo dos anos, sendo a última alteração em 1973.
O parque tem 4 portões de entrada, mas os mais comuns para quem está viajando pela Namíbia são o portão Andersson no Sul, por onde entrei e King Nehale no norte por onde saí. Entrando com o carro alugado, você pagará um valor por pessoa, por veículo e por dia, certo? Os horários de entrada e saída mudam semanalmente de acordo com o nascer e o por do sol, então é bom acessar o site do parque para saber.
.
Self Drive ou Game Drive?
A diferença é que self drive você mesmo dirige para tentar encontrar os animais, game drive é quando você vai com uma guia, nos carros 4×4 do hotel.
A vantagem de fazer game drive é que o guia já tem costume, conhece os olhos d’agua, às vezes um horário X é mais propício a ver animais em um certo local, ele sabe os nomes dos bichos, enfim, ele trabalha ali todos os dias e conhece tudo, além de ficar em contato com outros guias dizendo onde estão e o que estão vendo.
Fazer self drive deve ser uma ótima experiência, afinal você encontra os animais por si só, mas precisa ter mais paciência. Acredito que focar nos olhos d’agua e aguardar um tempo deve ser a melhor maneira de conseguir avistar os bichos.
Os safaris demoram em torno de 3h.. 4h, então é bom sempre levar umas comidinhas e bebidas.
.
Dicas Para o Safári
A melhor época para conhecer o parque é no período de seca entre Abril e Outubro mais ou menos. Nessa época os bichos aparecem mais, tanto por conta da vegetação que fica seca, quanto por eles se aglomerarem mais aos olhos d’agua, facilitando a visibilidade.
O Etosha tem uma estrutura grande. Se precisar ir ao banheiro, tem alguns espalhados pelo parque, como pode ver no mapa mais acima. No meio do Etosha, há uma área que tem o Restaurante Moringa, local para picnic, lojas e banheiro.
Quando estiver fazendo safari, nunca desça do carro ou abaixe os vidros ou tente tocar nos animais.
Normalmente os bichos não se sentem ameaçados com os carros, mas se ver algum, desligue os motores e contemple o momento! No geral, dirija devagar pelo parque.
Não esqueça de levar lanche e água, e se tiver, leve binóculos também!
Fotografem e filmem muito! É LINDO vê-los livres!
.
Que Animais Ver no Etosha
O Etosha abriga mais de 100 espécies de mamíferos e mais de 240 espécies de aves. É simplesmente incrível ver tantos diferentes animais nos olhos d’agua ou cruzando os caminhos as estradas de terra!
Das aves que consegui avistar e fotografar, tem o Calau do bico amarelo que é lindo! Sisão, com suas perninhas finas. Abertada de Kori que é uma ave tamanho médio e o rolieiro do peito lilás LINDO! Tem avestruz também, mas não tirei fotos específicas dele.
Os antílopes tem aos montes, vemos muitos springbocks, que são uns antílopes pequenos. Oryx são muito comuns também, eles tem umas faixas pretas e os chifres bem pontudos. Há também os Kudus que eu os acho lindos, tem chifre que faz voltas e umas manchas brancas no corpo. Na foto mais abaixo tem o Eland que é mais encorpado e os chifres também dá voltas e o Impala que lembra o springbock. Tem outros antílopes também mas esses são os mais comuns e os que avistei
Girafa e elefante só tem uma espécie de cada lá e a gente vê bastante! Em relação às zebras, há 2 tipos delas, essa da foto abaixo é a espécie Burchell, a outra não tem essa parte preta no final da crina e não tem listras marrons, não as vi no Etosha.
Já rinocerontes dizem que tem do branco e do negro, porém só vimos o branco, o negro já ouvi falar que estava extinto. Há guinús também e javalis!
Em relação aos felinos, esses são muito difíceis de observar. Vimos uma leoa beeem próximo ao nosso carro e no outro dia tinha mais leões mas eles estavam deitados e não foi fácil fotografá-los. Cheetas e leopardos não achamos, infelizmente, era um dos que eu mais queria ver. Em relação aos canídeos, só vi o chacal (a foto tá bem ruim porque estava escurecendo), mas no Etosha também há raposas, hienas e cachorros selvagens.
.
Onde se Hospedar
O ideal é ficar 2 ou 3 noites para conseguir avistar todos os animais, sendo 1 noite em um portão e outra noite em outro portão. No meu caso, entrei pelo Andersson e saí pelo King Nehale.
Hospedagens Dentro do Parque
Existem 6 hospedagens dentro do Etosha, que atendem todos os gostos. O Dolomite e o Onkoshi são os mais caros e o Onkoshi inclusive tem suíte especial lua de mel. Depois vem o Okaukuejo, o Namutoni e Halali que são hospedagens intermediárias, oferecem também quartos grandes para família. Por úlltimo, vem o camp Olifantsrus, com as diárias mais e conta pois é no estilo camping real oficial.
Os games drive (safáris) são pagos a parte em qualquer camp que você escolher. Eles possuem restaurantes, inclusive é aberto para quem não está hospedado dentro do parque, tem loja, banheiro e aposto de gasolina.
.
Hospedagens Fora do Parque
Vou sugerir hospedagens que ficam nos 2 portões com mais fluxo, que são os mesmos que eu entrei e saí. No portão Andersson, não consegui identificar o hotel, no portão King Nehale, me hospedei no Mokuti, como podem ver mais abaixo.
.
Hospedagens mais em conta
No Portão King Nehale não tem opção em conta, então sugeri somente opções no portão Andersson.
Mopane Village Lodge Etosha é uma opção bem em conta, os lodges tem banheiros ao ar livre e o quarto é no estilo tenda, tem ótimas avaliações.
Etosha Trading Post Campsite é a opção mais barata dos três, é um camping novo, só tem 4 avaliações até agora (Maio/2020).
.
Hospedagens Conforto
Mokuti Etosha Lodge foi o que fiquei no portão King Nehale. Hotel maravilhoso, comida deliciosa, o quarto é lindo, enfim, amei!
Etosha Safari Lodge é o mais carinho dessas opções. A hospedagem fica um pouco mais alta e tem uma vista muito bonita da piscina!
Etosha Village achei uma boa opção, pelas fotos parece ser bem bonito e arrumadinho.
Emanya Etosha tem estilo mais moderno fica no portão King Nehale.
Hospedagens Luxo
Onguma Tree Top é uma excelente opção, eles ficam no portão King Nehale e estão dentro da reserva privativa da própria rede.. A rede tem mais outros 2 hotéis no portão King Nehale, Onguma The Fort e Onguma Bush Camp.
Epacha Game Lodge & Spa outra ótima opção, só que no portão Andersson.
Ongava Lodge possui a sua reserva privada no portão Andersson,e é um dos hotéis mais caro no entorno do Etosha. A rede possui mais outros 2, Little Ongava e Ongava Tented.