Top
2 min de leitura
Saint Patrick
Normalmente as pessoas comemoram um feriado em homenagem a um personagem da história de outro país e nem sabem o porque estão comemorando, aqui vai a minha explicação sobre o St Patrick’s Day.

Patrick nasceu na Grã Bretanha, no fim do século IV, relatos dizem que veio de família rica e que não era fervorosamente católica. Na adolescência, quando tinha 16 anos, Patrick foi sequestrado por salteadores que atacaram sua fazenda e mantido em cativeiro por 6 anos em Mount Slemish ou próximo à Killala, não se sabe ao certo. Lá, vivendo longe de outras pessoas, trabalhou como pastor e devido ao medo tornou-se um cristão devoto. Conseguiu fugir do cativeiro e em um de seus sonhos, uma voz que seria a de Deus, o fala para deixar a Irlanda. Voltando à Grã Bretanha, Patrick sonha com um anjo, dizendo que ele deveria retornar à Irlanda como um missionário, estudou durante 15 anos e foi reenviado para a Irlanda com o objetivo de ministrar aos cristãos e converter ao cristianismo. 

Na Irlanda, Patrick incorporou as tradições que lá tinham ao cristianismo, não foi como aqui no Brasil, que os jesuítas simplesmente queria converter todos os índios, tentando erradicar com a religião local. Patrick incorporou o uso de fogueiras na época da Páscoa, a cruz céltica, a qual tem um círculo por trás, que seria o Sol, enfim, ele adaptou a cultura religiosa antiga e tradicional ao novo cristianismo.

Dia 17 de Março, data em que morreu, tornou-se feriado em vários países onde há forte influência irlandesa, como os EUA, Canadá e Austrália. As festas em homenagem ao padroeiro da Irlanda se tornaram tradicionais, regadas a bebida, comida, danças e desfiles, os quais começaram em 1762 na Irlanda e não nos EUA.

 
Bispo e 1º Ministro no Rio de Janeiro – Imagem irishtimes.com
Opera em Sydney, Austrália – Imagem irishtimes.com

Catedral de São Patrício em Dublin, Irlanda – Imagem  stpatricksfestival.ie


Quartel Collins em Dublin, Irlanda – Imagem stpatricksfestival.ie
A partir de 1995 foi criado o St. Patrick’s Festival com o objetivo de impulsionar o turismo. O evento tradicional irlandês, hoje, atrai turistas do mundo inteiro.

Desfile 2013 – Imagem Lívia Lucena
Desfile 2013 – Imagem Lívia Lucena













Desfiles – Imagem news.com.au
Desfiles – Imagem news.com.au

Fantasias de leprechauns – Imagem news.com.au
Desfile 2012 – Imagem stpatricksday.ie















Outros símbolos característicos do dia de St Patrick:

Trevo: Planta sagrada para os irlandeses nativos e tornou-se símbolo da resistência dos irlandeses sobre o domínio dos ingleses.
Serpente: Conta a lenda que São Patrício teria afastado as cobras da Irlanda, seria na verdade uma metáfora em relação a erradicação aos pagãs.
Carne enlatada e repolho (nos EUA)
Roupas verde
Leprechaun: Tradicional da cultura céltica, os leprechauns são seres pequenos com poderes, foi incorporado na cultura irlandesa a partir de um filme da Disney chamado Darby O’Gill.

Fontes:

Viajando e te contando tudo aqui no blog!

Comments:

  • 21/03/2013

    Ótimo post! Não tinha ideia da história de St. Patrick! Abração!

    reply...
  • 22/03/2013

    Filipeeee, nem eu haha, resolvi fazer pq uma galera entrou na onda de comemorar, então fui pesquisar… 🙂 beijooo!

    reply...

post a comment