Athenas!!! Berço da democracia! Cidade que eu achei INCRÍVEL! Onde o novo e o antigo se misturam!

Bem, vamos lá!

Quando ir

Melhor época com certeza (pra mim) é na primavera (Abril e Maio) e outono (Setembro e Outubro). Nós chegamos lá no dia 22 de Setembro, já é considerado Outono. Não estava calor de matar, não tinha muita gente mas no segundo dia choveu o dia inteiro. No Outono é possível pegar uma chuva, mas mesmo com chuva andamos pela cidade. O ruim mesmo é pegar chuva na acrópole, as pedras são super escorregadias quando secas, imagina molhadas.

Onde se Hospedar

Com certeza Plaka é o melhor bairro. Você consegue visitar todos os atrativos, restaurantes, lojinhas e skybar a pé. Eu vou explicar aqui no mapa:

– Rua de compras em lojas de marca: Lojas como a Zara… H&M, Rua Ermou, entre a Praça Sintagma e a Igreja Panaghia.
– Rua de compras em lojas locais: Rua Adrianou  e Vyronos, as 2 já indo em direção ao Museu da Acrópole.
– Rua de restaurantes: Rua Adrianou (próximo à biblioteca de Adriano e na mesma rua sendo que mais próximo à Acrópole), Rua Thespidos e Rua Kidathineon, (próximo ao museu da acrópole) e ao redor da Praça Monastiraki.
– Skybay: Tem muitos skybars próximo à Ermou e outros pelo lado da Praça Monastiraki, nós fomos em um e conto no roteiro.

Espero que entendam o mapa haha

Nos hospedamos em uma rua que parecia meio estranha quando chegamos, eu nem sabia que a rua cortava a ruas das compras, só quando descemos pra dar uma volta foi que percebi. A localização foi maravilhosa! Super indico o apartamento e falo dele na próxima postagem!

Ah! Essas ruas que citei foram as que eu andei, no entorno delas, paralelas com certeza deve ter mais opções de restaurantes, lojas e etc.

O roteiro ideal

Para conhecer somente a cidade de Athenas, 2 dias inteiros dá, em um dia inteiro nós fizemos Acrópole, Museu e templos, tudo sem pressa e não havia tanta gente. No dia seguinte choveu o dia inteiro, mas mesmo assim fomos ao mercado, à little kook, passamos pelo museu histórico nacional biblioteca e universidade (mas não conseguimos entrar nesses 3 últimos, estavam fechados, infelizmente). Outro lugar que algumas pessoas vão conhecer é o local onde foram as Olimpíadas.

De bate volta que pode fazer saindo de Athenas é Delfos e Olímpia. Já Meteora, tem bate volta, mas acho longe e deve ser bem cansativo. Eu até tentei encaixar Meteora, mas teríamos que diminuir da Itália, então optamos por deixar dessa forma mesmo.

Pelas ruas de Plaka

Valores

Nós pegamos um airbnb porque ficou 2 ou 3x mais em conta, mesmo se ficássemos em quarto triplo em hotel. O valor era R$ 1212, porém como o meu marido utilizou meu cupom de desconto para novos membros, pagamos R$ 1082,70, clica aqui pra ver o apartamento.

As refeições não eram caras também, café da manhã foi em torno de 7 euros e dava pra 2 pessoas, almoço/jantar na média de 20 euros pra nós 3.

Um pouco da história da Grécia

Sempre antes de contar meu roteiro eu gosto de dar uma explanação rápida sobre a história do País pra entendermos melhor.

A Grécia teve bastante destaque entre o Período Arcaico e o Clássico, ou seja, do seu apogeu ao declínio.

O Arcaico foi entre 776 a 448 AC., sendo o marco inicial para o começo desse período, os jogos olímpicos. A partir de 750 AC, as polis (cidades gregas) foram surgindo e cada vez mais desenvolvidas, tanto que a Grécia tinha colônias espalhadas por todo o mediterrâneo, como Sul da Itália, França, Espanha, Norte da África e no Mar Egeu.  As cidades eram tão avançadas que cada uma tinha suas leis, moedas, governo e a população grega chegou a ser de 9 milhões de habitantes e foi considerada a economia mais avançada do mundo, na época.

Entramos agora no Período Clássico, que vai de 500 à 338 AC, que se caracteriza pelo declínio na civilização grega, principalmente pela richa entre Esparta e Athenas.

Cada uma dessas duas cidades governava de uma forma diferente, Athenas era mais democrática e Esparta oligárquica. No ano entre 490 a 479 AC ,Athenas foi invadida diversas vezes pelos persas, essas invasões se deram o nome de Guerras Médicas, com a vitória, Athenas torna-se poderosa e Esparta acaba virando sua maior rival. As 2 poleis entraram em conflitos diversas vezes, os persas acabaram financiando Esparta e Athenas é derrotada. Aí a Grécia entra em total declínio.

Durante o período que se segue, chamado de Helenístico, que vai de 323 a 146 AC a Grécia foi dominada pelos Macedônios, perdendo assim completamente sua autonomia.

Hoje vemos em Athenas, as ruínas deixadas pelos conflitos ao longo do tempo.