Muitaaas pessoas preferem fazer o bate volta em Zakynthos do que ficar mais dias na ilha, então vou explicar direitinho como fazer para ir.

Como ir de Kefalonia à Zakynthos

Há a opção de ferry direto do Porto de Pessada para Agios Nokolaus ou fazendo conexão em Kyllini. A segunda opção só é recomendada se o ferry por Pessada for cancelado e você quiser muito conhecer a Navagio ou se você realmente tiver hospedagem já fechada na ilha e precisa ir pra lá. Caso seja um bate volta, opinião minha, acho que não vale a pena ir por kyllini. Por lá é bem mais cansativo do que já  é, mas isso vai de cada um. Saindo pelo Porto de Pessada, só há 2 horários de ferry (acessem Ionion Pelagos, só tem horário disponível quando está próximo da alta estação e esse é o único site que mostra o ferry direto) e quando eles saem, porque, sim, há dias que o mar está tão agitado que tem a possibilidade de não sair nenhum ferry. Eu percebi que isso é mais frequente em Setembro.

Não há sites vendendo esse ticket antecipadamente, eles são vendidos antes do embarque lá no porto mesmo.

A vantagem de ficar em Argo, ou no sul da ilha pra fazer esse bate volta, é que o porto só fica a 20min, então não precisa madrugar e nem pegar estradinha sinuosa pra chegar.

O Ferry

Chegamos às 07:20 e o ferry saiu pontualmente às 07:45 e dura em média 1h e 20min, o mar tava um pouco mexido nesse dia mas foi tranquilo. O valor total de um trecho foi EUR 58, nós 3 + carro… e a volta mais EUR 58, (bem caro pros padrões gregos), destrinchando o valor, é EUR 9 por pessoa e EUR 31 o carro.

Fila pro ferry

Dentro do ferry tem uma cafeteria pra quem quiser tomar café da manhã e banheiro.

Dentro do ferry

O mar um pouco mexido:

Navagio Beach por Cima

Chegamos em Zaky e fomos em direção ao viewpoint da Navagio Beach. Lá, tem a trilha da esquerda e da direita, a da direita é a da vista clássica, a da esquerda é mais longa e e você vê a praia por trás.

A trilha é fácil, não precisa muito esforço, nós fomos de chinelo mesmo, mas tem gente que vai de tenis, é melhor, mas de chinelo dá pra ir tranquilo. Nós chegamos às 10:20 e a faixa de areia ainda estava toda na sombra. Ficamos até 11:40 e o Sol batia na metade da praia, o melhor horário para vê-la sem sombra deve ser às 13h. Lembrando que eu fui em Setembro.

A trilha é assim, no calcário

Outro lado do mirante

O navio encalhou em 1980, por conta de uma tempestade e má visibilidade, más linguas dizem que o navio fazia contrabando de cigarros para a Itália. Os marinheiros abandonaram o navio e hoje ele virou uma grande atração em Zakynthos. Vimos MUITOS brasileiros só lá no mirante, enquanto na Kefalonia, em 5 dias só vimos 2 brasileiras e nós hahahaha.

Nós e a Navagio

Navagio Beach e seu azul neon

Memorial de um grego que morreu (não foi lá) mas que esse era o seu lugar no mundo

Segue vídeo lá de cima:

Em relação ao perigo, acho que as pessoas ultrapassam muito os limites. Ali é calcário, acho um pouco frágil e as pessoas ficam em pé na beirada ou sentam. Inclusive a Navagio ficou fechada por uns meses porque desabou algumas partes na praia. Eu amo aventura, mas acho que precisamos respeitar a natureza! Tinha áreas proibidas também, com aquelas fitas vermelhas para não ultrapassar, mas não adianta, as pessoas vão mesmo assim. Na verdade, achei o mirante muito “jogado”, não havia um segurança, tinha uma casa meio abandonada que ao lado tem os banheiro químicos, mas foi impossível fazer xixi ali, eles estavam imundos! Enfim, mas nada tira a beleza daquela praia, ela é realmente LINDA e vale a pena ver do viewpoint! É um azul neon que não existe!!! E o navio encalhado dá todo o charme, né?

Nós saímos perto de 12h e já tinha beeeem mais gente chegando, os carros ficam estacionados em filas enormes na beira da pista, porém é o melhor horário pra vê-la sem sombra.

Navagio Beach por Baixo

Para ir por baixo na Navagio, tem 4 opções, sair do porto principal, onde chega o ferry (Agios Nikolaus), sair do porto de Potamitisbro  (é o nome da empresa) ou do Vromi (O porto Vromi tem 2 opções e eu não sabia). Assim que chegamos em Agios, eu já perguntei se tava saindo e o rapaz informou que não, então eu deduzi que o porto de potamitis, que é próximo de lá, também não estava saindo. Graças às 2 brasileiras que encontramos lá no viewpoint, nos lembraram do porto de vromi, que eu tinha lido, mas não havia decorado.

Mapa dos portos

Segue o mapa para vocês entenderem. A praia de Vromi tem 2 portos, porém se você descer em um, você não consegue ir pro outro, você terá que subir a estrada novamente para descer do outro lado, parece meio idiota, mas é verdade huauhauhahu. A vantagem dos Vromis é serem bem mais próximos da Navagio, se o mar estiver agitado, provavelmente só esses 2 portos vromis sairão barco para a Navagio (shipwreck beach, na imagem).

De um pro outro são 16km de distância

Tinhamos planejado ir pelo Potamitis, mas com as ondas que estavam, escolhemos o vromi, o ps escolheu o Vromi Maries como mais próximo e descemos nele, um barco iria sair as 15h e outro iria sair as 13:40 e escolhemos o mais cedo (não recordo o nome da empresa). O passeio era Navagio, algumas cavernas e 1 ponto pra banho, não sei se porque o mar tava agitado, aí só tivemos uma parada para banho. O passeio durou em torno de 3h, custou EUR 18, (não tenho certeza), foram umas 10 pessoas só e ficamos 1h e pouquinho na Navagio!

Porto Vromi Maries (lente suja, sorry)

Chegando na Navagio Beach
Olha o videozinho da gente chegando!

O famoso navio encalhado

Gente, em condições normais de tempo, a praia é super tranquila, não tem uma onda!! Olha como estava mexida quando fomos.

Olha a cor dessa água!!

Depois que saímos da praia, paramos em algumas cavernas, mas apenas para observação

Caverna

Última parada na praia de Porto Steniti

Porto Steniti

Retornamos ao porto vromi, voltamos à Agios Nikolaus e aguardamos o ferry que saiu às 19:15. Chegamos em Argo, jantamos no To Karvouno de novo! Muito saborosa!!! Pedimos salada, porky gyros e 1 porção de pita bread, deu EUR 14,50 tudo e deu pra nós 3.
Porky Gyros delicioso!!!!

Pra continuar lendo a continuação da viagem, clica AQUI.

Não esqueça de emitir o seu seguro, inclusive para viagens nacionais!

Só o Booking reúne as melhores hospedagens em qualquer lugar do mundo!

Se você gosta de viajar com um estilo mais livre, alugue seu carro na Rent Cars!

Mas se você prefere um tour com guia, então reserve pela Civitatis!