Há os que falam que Portugal é o quintal da Europa (se eu fosse portuguesa ficaria bem ofendida) mas podemos dizer que… conheça primeiro Portugal para depois conhecer o resto da Europa, é como dizem de Paris e Praga, conheça primeiro Paris para depois conhecer Praga, se não vai achar Paris sem graça. Nunca fui em Praga, mas suponho que deve ser uma cidade realmente linda, que parou no tempo. Mas o que interessa é Portugal, no momento.

Portugal, País das navegações, mas não da colonização, acho que não soube colonizar direito, mas isso não vem ao caso, na época das navegações teve um grande destaque, foi o pioneiro, porém entrou em decadência no século XVI. Passou por invasões na maior colônia que tinha, o Brasil, perdendo sua autonomia e se afundando mais ainda economicamente. O País passou por remodelações no Estado, ditadura, quado finalmente se tornou um Estado democrático, e entrou para a União Européia.

Fui empacotada nessa viagem, compramos de última hora, uma semana antes, que incluía passagem em vôo fretado, hospedagem e city tour, porém não me recordo o preço, faz um tempo já.

Chegamos em Portugal logo cedo, deixamos as bagagens no Hotel Roma, localizado na avenida de mesmo nome, praticamente do lado da estação de metrô chamada Roma também, essa avenida não tem muitos hotéis, mas é ótima!. Fomos rodar perto do hotel e pelo centro, tudo sem compromisso já que faríamos o city tour no dia seguinte.

Acordamos pra fazer o city tour, passamos em frente ao Campo Pequeno, uma antiga arena de touros que virou um centro comercial, depois seguimos para cruzar a Ponte 25 de Abril, lembra a Golden Gate e do outro lado do Rio Tejo tem um “Cristo Redentor” que eles chamam de Cristo-Rei. Próxima parada foi a Torre de Belém, torre construída no começo do séc XVI com o objetivo de defender a cidade, próximo à Torre, está uma réplica do primeiro hidro-avião a atravessar o Atlântico Sul. Então seguimos para o Padrão dos Descobrimentos, o qual tem formato de Caravela e homenageia as principais figuras que fizeram parte na época das navegações e descobertas de Portugal, dentre eles estão Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Camões.

Torre de Belém

Ponte Vasco da Gama

Padrão do Descobrimento

Eu e a minha mamis na réplica do Hidro-avião
Paramos agora no Mosteiro de Jerônimos, estava fechado pois era 31 de Dezembro, mas depois retornamos para entrar, mostrarei depois, então a guia nos levou a uma lojinha chamada Pasteis de Belém ao lado do Mosteiro, é parada obrigatória pra quem vai à Lisboa. Depois de comer os pasteis, seguimos o city tour e fomos ao Palácio Nacional da Ajuda, é um prédio do século XVIII, construído para aguentar os abalos císmicos que a região sofria. Hoje virou um museu, é proibido tirar fotos dentro, tentei tirar uma que ficou mais ou menos.

… e por dentro
Palácio da Ajuda por fora…

Em seguida o ônibus nos deixou no Centro de Lisboa, na Praça Rossio, e nos dispersamos do grupo. Fomos então para o Elevador de Santa Justa, que liga a cidade alta à baixa, depois visitamos o Museu Arqueológico do Carmo, antiga igreja que foi incendiada na época do terremoto em 1755. No museu encontramos algumas peças que utilizavam na igreja e corpos achados. Achei interessante ver a igreja desse jeito, deixaram do jeito que ela estava depois do terremoto, claro que ela tá conservada pois a restauraram.

Elevador de Santa Justa
Vista do Elevador para o Castelo de S. Jorge

Museu Arqueológico do Carmo

Voltamos cedo para o hotel pois era noite de ano novo e tudo estava fechando, retornamos ao centro em um outro dia para continuarmos o roteiro. Sobre o ano novo eu conto amanhã, já escrevi muito hoje haha.