Mais um dia em Lisboa, fomos direto para o Parque das Nações. Adorei aquele lugar, projeto incrível de requalificação urbana, que aqui no Brasil acho que nunca fariam, tem que ter muito peito, muita vontade e precisam ter uma visão mais… européia. Enquanto todos evoluem para ter menos carros na rua, aqui baixam o IPI para ter mais carros circulando, com gasolina caríssima e o pior, sem transportes públicos de qualidade, NÃO ENTENDO!!

Mas voltando ao parque,  antes era um local completamente diferente, tinha um porto, várias industrias, aterro sanitário, estação de tratamentos de resíduos, matadouro, ou seja, era um verdadeiro lixão, uma área da cidade infrequentável. Então Lisboa se candidatou para fazer a Exposição Mundial de 98, assim foi lançado um projeto de urbanização, o objetivo era recuperar o ambiente e a paisagem e fazer com que essa área fosse integrada à cidade. No parque tem de tudo um pouco, foi um projeto para agregar um pouco de cada área,  residenciais, comerciais, educação, esporte, cultura, meio ambiente, saúde, enfim, é um baita de um projeto, pra ter noção, a área que foi modificada tem 340 hectáres! Vale a pena dar uma olhada no site do Parque.

Lisboa antes… – Imagem skycraper.com
… e depois – Imagem media.photobucket.com

Voltando ao meu roteiro, descemos na estação Oriente, passamos no Pavilhão do Conhecimento, mas não entramos e fomos para o Oceanário de Lisboa, adoro aquários, não preciso comentar mais nada, achei lindo e bem cuidado. O Oceanário se divide em várias partes, o aquário principal tem um Peixe-lua lindo!

Peixe-lua no Oceanário
Oceanário visto do teleférico

Saindo do Oceanário, passamos no Teatro Camões, assistimos até uma musical a noite – O Lago dos Cisnes – e depois pegamos um teleférico, eles chamam de telecabine, que desce próximo ao Altice Arena, mas como eu sou bocó, não tirei muitas fotos ¬¬ não me perguntem o porque. Então fomos pro centro pra fazer compras, já que era nosso penúltimo dia, rodamos pelo centro, todo iluminado de Natal.

Pavilhão de Portugal e as torres residenciais de S. Gabriel e S. Rafael
Pavilhão Atlântico
Torre e Ponte Vasco da Gama

Praça do Comércio

Rua próxima à Praça do Comércio

No último dia fomos direto ao Mosteiro dos Jerónimos, que estava fechado no dia do city tour. Entramos no Mosteiro, é lindo, a construção foi finalizada em 1600, lá se encontram os túmulos de Camões e Vasco da Gama. Finalizamos o que seria nosso último dia andando de bonde e indo até o Castelo de São Jorge. Há indícios de que já haviam construções nesse local datadas do século VII a.c., por causa das invasões, virou um forte e posteriormente um castelo.

Mosteiro dos Jerónimos

Andando de Bonde
Castelo de São Jorge

Acordamos cedo pra voltar pro Brasil, porém não embarcamos, entramos no avião e tivemos que descer pois estava quebrado ¬¬ depois de 6 horas nos deram um lanche e no fim das contas passamos 17 horas no aeroporto, daí foi que nos colocaram em um hotel e retornamos no dia seguinte.

————————————————–
Não falei sobre restaurantes porque não lembro os que fomos, sei que meu pai só comia peixe e tomava vinho haha. Não fomos em nenhuma apresentação de Fado, que é bem típico deles.

Minhas impressões sobre Portugal: Gostei muito e voltaria, mas iria para Porto, ou então no verão para Ilha da Madeira ou Açores.

O que eu não gostei foi passar o ano novo no frio, não tem graça passar com um monte de casacos, na minha opinião, o melhor mesmo é na praia e pulando as sete ondinhas!

Sobre Lisboa, as impressões foram ótimas, a cidade é limpa, bonita e segura, mas eu também já tinha conhecido uma parte da Europa antes, então não me surpreendeu, aliás o que me surpreendeu mesmo foi o Parque das Nações, mas realmente só tive essa visão, alguns anos depois que eu fui, e reiterando o que disse antes, aqui no Brasil ninguém faria um projeto desses porque ninguém tem coragem o suficiente e também ninguém pensa nisso como uma parte essencial para a sociedade, tiro por Fortaleza, imaginem retirar o Porto do Mucuripe todo para o Pecém e fazerem um “Parque das Nações”? nunca isso iria acontecer, tem muito dinheiro envolvido, nomes grandes. Apesar de que existe um projeto de requalificação, mas somente para o Titanzinho,  porém ficou no empasse de trazer ou não o estaleiro, e quem sempre paga o pato são os residentes, pra variar!

Por isso, nessas eleições VOTE CONSCIENTE, o que é bom para o Residente, é bom para o turista também.