MACHU PICCHU, lugar INCRÍVEL!!!

Pachacuti, um dos governantes incas que ordenou a construção de Machu Picchu no meio do século XV e teriam abandondo-a 100 anos depois por causa das invasões espanholas.

Há relatos que em meados de 1867,o italiano Antonio Raimondi teria passado pelas montanhas sem nem saber que existia Machu Picchu. Dois anos mais tarde, o alemão Augusto Berns teria sido o primeiro a ter conhecimento das ruínas, abrindo até uma empresa de mineração para explorar a região, assim começaram a surgir mapas com os nomes das montanhas de Machu Picchu e Huayna Picchu. Mas quem realmente apresentou ao mundo e noemado como o descobridor de Machu Picchu foi o americano Hiram Brigham.

Machu Picchu, por Hiram Brigham

Há três maneiras de chegar em Machu Picchu, de “van”, de trem ou pela trilha inca, porém não é só chegar e vamos começar. Em todo atrativo turístico há um estudo de capacidade de carga, ou seja, até quantas pessoas um atrativo/destino turístico pode receber sem que cause danos e as trilhas longas, machu picchu e huayna picchu são EXTREMAMENTE restritas. A inca, por exemplo, só pode permanecer 500 pessoas em todo o seu trajeto, a huayna picchu, só recebe 200 pessoas no horário de 7h e 200 no horário de 10h e a própria Machu Picchu somente 2500 pessoas por dia. Às vezes a trilha inca tem lista de espera de mais de um ano, entao precisa ser muito bem planejada, e você deve estar preparado, físico e psicologicamente.

COMO CHEGAR EM ÁGUAS CALIENTES E DEPOIS SUBIR À MACHU PICCHU

De “carro” – Na verdade li em algum blog que a pessoa pegou uma van de Cusco até a Hidrelétrica de Águas Calientes e tem que caminhar mais duas horas até a cidade de Água Calientes. Estrada nessa região é BEM LOUCA, com muitos precipícios, essa é pra quem ama aventura.

De trem – Há três principais tipos de serviços oferecidos pela PeruRail, o Hiram Brigham, que é da Orient Express, é o mais caro e luxuoso, depois vem o Vistadome com comidas servidas no estilo buffet e depois vem o Expedition, que foi o nosso, são lanches com serviço de bordo como os de aviões. Os trens saem de Cusco (4 horas de duração), de Urubamba e Ollantaytambo (2 horas). Tem também a Inca Rail, os trens partem somente de Ollantaytambo para Machu Picchu e tem primeira, segunda e classe econômica.

De trem + trilha curtíssima – 10 minutos antes de chegarmos em Água Calientes, o trem para. Perguntamos o porque e nos disseram que tem uma trilha de 7 horas até Machu Picchu, não achei informações sobre isso, porém aparece essa parte da trilha no google maps.

Trilha curtíssima à Machu Picchu

Trilha Salkantay – A trilha começa em Mollepata, são 74km de trekking, não passa por cidades incas, porém as vistas são mais bonitas que a da trilha inca tradicional, você sobe a mais de 4000m e vê os picos com neve. A trilha termina em Águas Calientes.

Chegando em Águas Calientes, pega-se as vans para subir à Machu Picchu. Elas partem da única avenida do povoado, sai van toda hora, não para de subir e descer.

Mapa de Águas Calientes à Machu Picchu de van

COMO CHEGAR DIRETO EM MACHU PICCHU

Trilha Inca – A tradicional trilha Inca! Voce passa por várias outras cidades incas, começa em Ollantaytambo no conhecido km 82 e são 42km de trekking, 4 dias acampando. Fica fechada em fevereiro, pois chove muito.

Mapa da Trilha Inca
Altitudes da Trilha Inca

Espero que tenha ajudado algumas pessoas, é um pouco complicado esses roteiros no Peru, eu só entendi quando fiz tudo.

Bem, agora vou contar a minha ida.

Madrugamos nesse dia, saímos de Yucay para a estação de trem que fica em Ollantaytambo para poder pegar o primeiro trem (às 07h) que nos leva a Águas Calientes, cidade no pé da montanha de Machu Picchu. São duas horas até lá, enquanto isso, apreciamos a descida à Machu Picchu. Sim! Descida, Cusco está a 3400m, enquanto Machu Picchu à 2400m.

Saindo do Hotel La Casona de Yucay
Estação de Trem em Ollantaytambo

Ao longo da jornada de trem, vemos inúmeras cidades incas encravadas nas montanhas (trilha inca passa por elas) e aos poucos percebemos a mudança na vegetação… do clima seco e árvores pequenas ao clima úmido e matas fechadas.

Visual do trem
Ruínas Incas

Do term

Uns 10min antes do trem chegar em Águas Calientes, há uma parada para uma trilha que vai à Machu Picchu, são 7h de subida, procurei a respeito só que não achei, mas lembro que perguntamos e nos informaram isso.

Seguimos para Águas Calientes ou conhecida também como Machu Picchu Pueblo. Quando você sai do trem já cai num mercado com muitos artesanatos, atravessamos e chegamos na Avenida Hermanos Ayar, na esquina é onde compra os bilhetes para subir à Machu Picchu e forma-se uma fila gigante, tem que chegar bem cedo. As vans não param de subir e descer, é uma atrás da outra, pegamos uma e fomos fazer a subida em zigue-zague até Machu Picchu.

Águas Calientes
Chegando em Águas Calientes

Subindo para Machu Picchu

Chegamos lá em cima, tem TANTA gente, primeiramente achei extremamente turístico, você já chega “chegando”, entende? você não caminha muito para ter aquele “uaaauuu”, você chega, já entra e já ve tudo, não sei se vocês irão entendem. Quem vem da trilha inca e para na Puerta del Sol com certeza tem aquele momento UAAAUU! Enfim, Machu Picchu é beeem grande, achei que fosse uma cidadela menor, me surpreendeu pelo tamanho.

Foto Clássica

Sem Palavras

Sério, Machu Picchu é muito louco!! Aliás, os incas eram muito loucos, não sei como esse povo construiu isso, naquela altitude, montar e construir uma “sociedade” assim não é NADA fácil.

Podemos ver claramente os terraços agrícolas nas encostas, e mais para o meio, são os templos, praças e mausoléus.
Praça principal
Pedra Sagrada

Terraços para agricultura
Estudavam astronomia vendo o reflexo na água

De  frente pra Putukusi

Fiquei hipnotizada por Machu Picchu!! Farei a trilha inca algum dia na minha vida, sem dúvidas! Demos uma volta grande pela cidade e fomos almoçar no Tinkuy, único restaurante lá em cima que pertence ao Belmond Sanctuary Lodge. LOTADO de turistas, comida normal, estilo buffet.

O Sanctuary Lodge é um hotel 5 estrelas na porta de Machu Picchu, são poucos quartos e é bem difícil conseguir passar uma noite lá, lotado sempre.

Aí fomos descer, pense numa fila quilométrica!! Esperamos uns 40/50min pra pegar a van. O casal, amigo do meu pai, voltou para Cusco e nós ficamos em Águas Calientes para fazer a trilha de Huayna Picchu (Nível HARD para sedentários hahaha)

–‘
Águas Calientes

Vista do hotel – lado esquerdo
Vista do hotel – lado dieito

Jantamos no próprio hotel, pois estava incluso. Nem lembro o que comi, sei que eram três pratos, mas sem dúvidas era muito bom haha.

Amanhã conto sobre a Trilha de Huayna Picchu.