Quando viajo sempre gosto de fazer algo que poucas pessoas fazem, então eu e meu pai resolvemos fazer a trilha de Huayna Picchu. Pra que? só pra passar perrengue hahaha (agora eu rio, mas na hora eu chorei!!).

Huayna Picchu é a montanha que aparece nas fotos clássicas de Machu Picchu. Para fazer essa trilha, você precisa comprar o passe Machu Picchu + Montaña Huayna Picchu, atecipadamente. Há dois grupos, o primeiro as 7h e o segundo as 10h, com, no máximo, 200 pessoas em cada horário.

OBS: Se for fazer essa trilha, se prepare. Não aconselho a pessoas que tenham problema nas articulações, labirintite ou qualquer coisa relacionado a tontura e problemas de pressão alta/coração. (essa trilha foi um teste para o meu pai de 70 anos)

Abaixo segue o mapa da trilha que peguei no Andarilhos do Mundo. Eu acabei dando a volta inteira na montanha, mas o que eu aconselho é vá e volte somente onde tem as setas duplas. Contornar a montanha é EXTREMAMENTE cansativo e por lá não passa quase ninguém.

Mapa de Huayna Picchu

Madrugamos novamente para pegar as primeiras vans que sobem à Machu Picchu, pois escolhemos o horário das 7h. Fomos um dos primeiros a entrar no parque, não tinha quase ninguém e o Sol ainda estava subindo. Atravessa-se toda as ruínas de Machu Picchu até a portaria de Huayna Picchu. Aguardamos na fila, enquanto isso, as llamas fizeram a nossa alegria. Segue vídeo da subida em zigue zague das vans até Machu Picchu.

Raios do amanhecer na Huayna Picchu

Llama e Alpaca (eu acho haha)

A trilha é toda marcada, são escadas com degraus de pedras, é muito inclinada e pesada ainda mais pra quem é sedentária como eu. A gente sobe 300m bem íngreme! Muitas vezes há penhascos na nossa lateral! Qualquer descuido, ADEUS!! A trilha é LOUCA D+! Eu amei a subida, a vista é MARAVILHOSA.

Trilha
Dá uma olhada na subidinha!

Foram duas horas de subida para ter uma das vistas privilegiadas e únicas de Machu Picchu. Huyana Picchu também tem ruínas, especialmente usada para agricultura, vide os terraços. A partir daí a subida torna-se MUITO mais íngreme.

Terraços
Subindo mais um pouco
“Chegueeemo”

Ficamos um tempo lá em cima, admirando a paisagem e fomos dar uma volta por lá, sim, é até grande. Vi uma placa indicando Gran Caverna, achei que era um pouco mais abaixo e fui descendo, quando encontramos com um casal de brasileiros que falaram para eles que essa descida (que estávamos) era melhor que a outra (a que subimos), porém mais longa. O que fizemos? fomos por ela, CLARO!

Vista da huayna Picchu para a Putukusi

Voltando pela trilha da Gran Carverna

Só que a trilha era MUITO pior do que a da ida, nós demos a volta na montanha, desce muito além do que a da ida, então descíamos e subíamos muitas escadas, quando eu achava que as escadas tinham terminado, havia mais cem degraus pra subir ou descer e assim sucessivamente! E as pernas tremendo, bambas!! Eu tava tão cansada e a trilha tinha tanta escada que era melhor subir de quatro do que em pé.

Meu pai falava: essa vegetação tá mudando muito… Meu pai morou no meio dos matos da Amazônia, então ele sabia muito bem o que tava falando. Cada vez que ele falava isso, mais nervosa eu ficava.

Passamos pela tal da Gran Caverna e avisei a um casal gringo que precisava de ajuda, que pedissem na saída da trilha uma pessoa para nos ajudar.

Gran Caverna

Comecei a “panicar” com medo de acontecer algo com meu pai (ele tem 70 anos), imaginar ele ter um treco ao meu lado e eu não poder fazer absolutamente NADA e ainda estar em um País que não é o meu! Sentei na escada e chorei horrores! E meu pai (aparentemente) tava mais calmo que eu –‘.

Estávamos sozinhos, nessa trilha não passa quase ninguém, se passou 10 pessoas por nós, foi muito. Estavamos completamente esgotados e exaustos e pra piorar a situação, nosso trem saía as 15h e já era umas 13h, se tivessemos voltado pela outra, às 13h, com certeza já estaríamos lá em Águas Calientes. Segue vídeo da subida, mas a descida é muito parecida com essa, só que com mais degraus haha.

Depois de MUITO sobe e desce, muita reza, muitas paradas pra respirar (e chorar) de repente avisto um guia vindo em nossa direção, ele perguntou como estávamos, se tinha alguém passando mal e eu falei que não, mas estava com receio de concluir a trilha sozinha com o meu pai. O guia nos ajudou até o fim, foi mais um apoio moral mesmo porque não tinha o que ele fazer, ele apenas levou minha mochila, me cedeu o cajado dele e nos acompanhou até o fim.
Saímos da trilha as 14h e 30min!!!!!! Chegamos nas vans e vimos a fila GIGANTE, se ficassemos na fila, perderíamos o trem. Falei com o rapaz que organizava as vans que meu pai estava passando mal e que precisávamos descer o mais rápido possível. Só assim conseguimos chegar a tempo de pegar o trem de volta à Cusco.
Conclusão: Nunca mais levo meu pai nessas aventuras! Ah e sabe o casal que nos falou que por lá era mais facil? a moça saiu de lá de MACA! hahaha. Na noite posterior à essa, em Cusco, por sorte, encontramos o casal e a moça nos contou… fodaaa d+.
Pegamos o trem de volta à Cusco, 4h de viagem, na volta foi servido um jantar e teve um momento de descontração no nosso vagão. Chegamos em Cusco e fomos dormir, nossas pernas precisavam de um descanso.