Hoje começamos por Olinda! A origem do nome, diz a lenda que teria sido por uma frase que Duarte Coelho, o primeiro donatário da Capitania de Pernambuco: ” Oh, linda situação para se construir uma vila”

Olinda foi a primeira vila da capitania de Pernambuco. Começamos nosso roteiro lá em baixo, na Igreja do Carmo, construída em 1580, porém estava em reforma, a qual durou 17 anos, reabriu ano passado. Subimos a ladeira da Rua São Francisco e entramos para visitar a Igreja de Nossa Senhora das Neves, local onde se estabeleceu o primeiro Convento Franciscano do País e lá está um dos maiores acervos de azulejos portugueses, foi destruída pelos holandeses mas foi reconstruída.

Igreja do Carmo

Igreja Nossa Senhora das Neves, por fora …
…e por dentro

Dobramos à esquerda na Rua Bispo Coutinho e chegamos na Igreja da Sé de Olinda, onde tem um mirante. A Sé foi a primeira igreja de Olinda, porém fora construída de taipa em 1540, como o material não era resistente, ela foi demolida, reconstruída, sofreu outras intervenções até ficar como está hoje. Não bati foto da igreja por fora, só dentro, não sei porque ¬¬³. Seguimos a Rua Bispo Coutinho até o fim, do lado direito está a Igreja e Convento da Nossa Senhora da Conceição e do lado esquerdo a maior ladeira de Olinda, Ladeira da Misericórdia.

Igreja da Sé, por dentro

hahaha tentativa de panorâmica do Mirante, que eu fiz na época

Ladeira da Misericórdia
Igreja Nossa Senhora da Conceição

Bonecos de Olinda
Olinda

Descemos até o fim onde fica a Basílica de São Bento, que fora danificada pelo incêndio causado pelos holandeses,mas fora restaurada anos depois.

Basílica de São Bento, por fora…
… e por dentro

Depois de conhecer Recife e Olinda, fomos para Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas é uma praia do município de Ipojuca, fica a 70 km de Recife. A praia é linda, a cidadezinha também, bonitinha e arrumada com aquelas galinhas com roupas haha. Assim que chegamos, pegamos uma jangada para ir aos arrecifes, mas nas duas vezes que eu fui, me decepcionei um pouco na hora do mergulho. Ficam 92572948502485029 jangadas próximas aos arrecifes, vendendo as comidinhas pros peixes, não tem um controle e água fica mais turva de tanta comida que jogam ¬¬ ow raiva. No dia seguinte resolvi ir nadar só, com meu snorkel, bem longe dos turistas massificados ¬¬.

Praia de Porto de Galinhas
Porto de Galinhas

Snorkeling

De passeios, na verdade, não fizemos o da jangada, ficamos de flosô, mas tem várias opções, mergulhos com clindros, passeios de buggys para outras praias, caiaque e etc.

Amanhã o roteiro é no sertão pernambucano, Caruaru e Garanhuns!