Top
3 min de leitura
Madrugamos para pegarmos o voo para Cusco, tomamos café dentro da van do transfer, pois pedimos no hotel para levarmos pro aero. Eles já tem uma caixinha e tudo bem organizado, deve ser comum os turistas madrugarem e levarem o café da manhã pro aeroporto.
 
Para chegar em Cusco você pode ir de ônibus ou de avião, de ônibus demora uns 2 dias e meio e de avião 1h e pouco. Cusco está a 3400m acima do nível do mar, então já na sala de embarque do aeroporto de Lima tomamos o chá de coca para minimizar os possíveis problemas que poderíamos ter com a altitude. 

Chegando em Cusco não senti taaanta diferença como haviam me falado, isso varia de pessoa pra pessoa. Logicamente me sentia mais cansada ao fazer esforço, até o movimento de abaixar para amarrar o cadarço e subir de volta me fazia ficar cansada, senti um pouco de dor de cabeça, mas nada de tontura, nem mal estar. Já outra pessoa que tava com a gente sentiu um pouco de mal estar. 
 
O mal de atitude é causado pela falta de oxigênio, mastigar ou tomar o chá de coca ajuda a amenizar esses sintomas, também tem aqueles aparelhos de oxigênio nos hotéis, caso precise, e há remédios que expandem o pulmão, mas não me recordo o nome. Em todo caso, tome o chá de coca, ele não é aluinógeno, nem nada, é muito é bom :D.

Bem, Cusco é uma cidade beeem grande, me surpreendeu, mas nós conhecemos apenas o centro histórico. Chegamos no Casa Andina Classic Cusco Koricancha umas 10h e o check in era só meio dia, enquanto isso ficamos deitados nos sofás da recepção para a aclimatação. Sugiro que peguem um voo mais tarde, que cheguem na hora do check-in, pois já entram no quarto e podem fazer a aclimatação deitados.


Chegando em Cusco

Cusco

Cusco





Cusco

 

Almoçamos perto do hotel, no Restaurante Deva, comi um peixe maravilhoso! Antes pedi um pisco e veio uma porção de milho tostado (não sei o nome). Depois retornamos pro hotel pra aclimatar melhor.


Peixe com legumes
Pisco com milho torrado

 

 

O city tour começou a pé, foi só descer a rua do hotel que chegamos ao Museo Convento de Santo Domingo – Qorikancha. O Convento, obra colonial dos espanhóis, foi construído por cima do mais importante templo inca dedicado ao Deus Sol, Inti. No local, dá pra ver como era a construção inca por debaixo da construção colonial. Percebe-se como a pedra que os incas usavam era pesada, o polimento que davam na mesma era perfeito, ficava uniforme, por isso a superfície é bem lisa. As pedras eram encaixadas na diagonal para que os terremotos não destruíssem as construções e o mais intrigante, o corte das pedras perfeito.

 
Não sei se dá pra perceber, mas essas duas quinas são de uma mesma pedra, não são várias encaixadas para fazer a quina, ela é uma só! O corte para o encaixe das pedras é impressionante! ao passar do roteiro vocês verão outras fotografias que mostram o quanto a civilização inca estava a frente, especialmente relacionados a construção.

Isso é uma pedra só
Uma das salas do convento
 

Ao passarmos por fora, vimos o Jardin Sagrado. De lá é possível observar as três fases de construções, Inca, colonial e moderna.

Três fases de construções: inca (as de pedram mais abaixo), colonial (a da esquerda acima) e moderna (branca da direita acima)


Depois pegamos o ônibus do city tour e fomos à Igreja de San Critobal, onde se tem uma vista panorâmica de toda a cidade de Cusco.

 

Cusco a partir da Igreja de San Cristobal

 

No retorno fomos ao Mercado Central de San Pedro, lá vende-se de tudo, vimos vários tipos de milho, frutas no geral, utensílios de cozinha, PFs (prato feito), infelizmente chegamos em um horário que já estavam mais da metade das barracas fechadas.

Mercado Central de San Pedro
Mercado Central de San Pedro



 








Milhos


Pegamos o ônibus e retornamos ao centro de Cusco. Descemos na Plaza de Armas e entramos na Catedral de Cusco. Simplesmente belíssima por dentro, altar talhado em madeira com pinturas típicas da região, chamada Cusquenha! Saímos da Igreja e fomos na ruazinha ao lado da Catedral para ver a tal da pedra dos 12 ângulos. 

Plaza de Armas – à esquerda Templo de la Compañia de Jesus
Catedral de Cusco

 

Pedra dos 12 Ângulos


Retornamos ao hotel e pela noite fomos jantar na Plaza de Armas. Restaurante Plaza Grill, bom, pequeno e tem vista pra Plaza.

Plaza de Armas a noite: Catedral e Compañia de Jesus


Fomos dormir e dia seguinte fomos ao Valle Sagrado.


Viajando e te contando tudo aqui no blog!

post a comment